
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Na diversidade multicultural estiveram presentes: a música, a língua, a gastronomia, o folclore, as tradições, os usos e os costumes! Promovendo-se assim a tolerância e o respeito pelas diferenças. Bruxelas é por natureza uma cidade multicultural.
Onde é imperativo viver em paz e harmonia! É também a segunda maior cidade do mundo, na diversidade sociocultural activa; exemplo disso são as cerca de 50 diferentes nacionalidades de trabalhadores da STIB – companhia de transportes da capital belga!
O Diversity Project visa promover o diálogo entre gerações, línguas e culturas. Na Praça da Bolsa, no palco dos actores e artistas da canção, estiveram representadas todas as sensibilidades que caracterizam a vida e acção citadinas! Na sua diversidade e riqueza cultural…
Portugal fez-se representar em todas as vertentes! Na língua e literatura com o escritor Afonso Reis Cabral; nas artes, com a exposição de retratos de Carlos Romão; na gastronomia com tapas portuguesas e doçaria tradicional a cargo do restaurante D. Luís e da loja gourmet Wolly; na dança, com um espetáculo encenado pela coreógrafa portuguesa Helena Azevedo, de nome " fusion" que misturou dança contemporânea e folclore. Este espetáculo envolveu alunas do Instituto Camões e o rancho folclórico Raízes de Portugal, da APEB, que arrancaram da multidão presente, calorosos aplausos.
Eram as cores e a vivacidade do nosso folclore. Eram os gestos, o sorriso e a mensagem de paz e harmonia contidos e vividos através do folclore! Mais um bom momento daquele Rancho que também promove a tolerância, o diálogo e a integração. Parabéns pelo exemplo, pelo esforço e pelo testemunho, num espaço e contexto excepcionais!
Na edição deste Diversity, foram lembradas, por várias vezes, as vítimas dos execráveis actos terroristas de Março passado! As mensagens e outras canções versaram em favor da paz, da tolerância e do respeito, como valores universais.
A tolerância e o amor devem estar acima de qualquer ressentimento. No dia da Diversty Projetc ficou vincada a ideia, assinalado o propósito da conjugação do verbo amar… Na diversidade que caracteriza a hodierna sociedade.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades