Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Teve lugar, em Soleuvre – Luxemburgo, o segundo Arraial Minhoto, uma organização do Grupo de Concertinas “Saudades Lusitanas”, que se saldou por mais um grande sucesso. O salão desportivo Festikuss foi pequeno para acolher tanta gente, com lotação esgotada.
As dezenas de mesas enfeitadas, a preparação logística, os cuidados na recepção e acolhimento aos grupos, as tarefas de culinária e do bar, o serviço e distribuição das refeições, a gestão do tempo... Mas que grande organização, excelente orientação e comando, do amigo Manuel Magalhães (MAGA) e toda a sua equipa, que serviu, a preceito, para cima de 600 repastos, em lugares sentados! Acresce mencionar ainda, a quantidade e a qualidade daquele cozido à portuguesa. não faltando um excelente serviço de bar, com bons vinhos e outros géneros de bebidas. A sobremesa, tão variada, como saborosa; os doces, a fruta, os cremes, os bolos. Tudo, com nota maior, também ao nível do serviço, de atenção e de proximidade. Parabéns a todos, com destaque para tanta juventude, envolvida e interessada; grande exemplo, de esperança, de orgulho e satisfação!
A noite que foi enogastronómica, num hino à nossa culinária, tinha também um bom programa musical/cultural. Houve baile, com o Duo Sol Nascente, que fez aquela gente saltar para o pezinho de dança. Numa festa do Minho, nunca faltam os Bombos! Por isso, lá estavam “Os Conquistadores dos Bombos”, vindos da Lorrena, França, proporcionando forte ribombar, a fazer ecoar bem longe a festa e alegria minhota, em terras do Grão-Ducado do Luxemburgo. Seguiram-se as seis Rusgas Populares, numa animação esperada, expectativa colmatada pela eficácia das concertinas e cantares tradicionais. O Vira, a Cana Verda, a Chula, o Malhão... Três horas de danças em roda, em serrinha, ao meio! Gente alegre, com grande paixão pela tradição popular. Nota de excelência, a motivação espontânea de muita juventude, que faz a melhor opção, na sua capacidade de orientação e divertimento. Lá os encontraremos, na roda do Urca, por ocasião da próxima romaria de São Bartolomeu.
E para terminar, “cerise sur le gâteau”, Cabeça de Cartaz, o barquense Nelson Costa e suas bailarinas, a Tânia e a Patrícia, que proporcionaram um bom momento musical e de baile, com a interacção do público. O artista que veio de Portugal, encontrou no Luxemburgo muita gente amiga, espécie de família alargada. O jovem talento da Concertina, intérprete e cantor, consegue interagir de forma espontânea e muito vantajosa. Parabéns Nelson Costa pelo espectáculo e animação, no II Arraial Minhoto.
Uma nota final para lembrar o trabalho do Grupo das Concertinas e o empenho do Magalhães, natural de Terras do Bouro, que tem ensinado a concertina a dezenas de jovens. Promovendo e valorizando as pessoas, os seus talento, as nossas raízes, as nossas tradições. Valeu a pena ter assistido, a mais este arraial, que nos enriqueceu culturalmente e nos aproximou, na estima e amizade!
EMCANTO - LEVALLOIT-PERRET
Celebrou o seu sexto aniversário – II Concerto Polifónico
O Grupo Polifónico EmCanto, de Levalloit-Perret festejou seis anos de actividade permanente(Fevereiro’2018)! Setenta e dois meses de persistente e abnegado trabalho, na defesa e na promoção do Canto à Capella, das vozes, da cultura popular, da nossa identidade. Com actuações em vários lugares, tais como a Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, França e como não podia deixar de ser, em Portugal. No II Concerto, em Paris, estiveram as Cantadeiras de São Martinho de Crasto, mulhers d’armas, a proclamar, cantando, o valor de um legado que nos é comum. Riqueza da nossa ancestral tradição. São momentos altos da vida e da história do Grupo, que continua a sonhar e a despertar o gosto e a simpatia por este género de expressão oral, único, sensacional. Património Cultural Imaterial Nacional. Aqui fica o registo dos Parabéns, associado ao mais esperado e ajustado: integrar, de pleno direito e através da sua candidatura, o Património Cultural Imaterial da Humanidade - UNESCO. Por mérito e com razão!
XIX EDIÇÃO - FEIRA - FESTA - ROMARIA
Promover os Produtos Agroalimentares
O Espaço Chevreul, em Nanterre volta a ser o palco da grande Feira e Festa, uma organização da ARCOP (Associação Recreativa e Cultural dos Originários de Portugal). Um certame em franco crescimento, tal é o interesse em promover e divulgar os produtos agroalimentares, na sua qualidade e diversidade. Serão cerca de 25 Municípios, a marcar a sua presença! Dos quais se destaca o Munícipio de Ponte da Barca. Com data marcada para os dias 22, 23 e 24 de Março. Para além dos diversos expositores e venda dos produtos autóctones, a Feira também é de Festa e Animação, com um aliciante programa cultural, através do Fado, dos Cantares ao Desafio, das Rusgas Populares, do Folclore e de muitas situações improvisadas. Será, como tem sido, uma Festa e Feira, plena, completa, inteira!