Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Sala IRSA voltou a ser o palco de mais um evento cultural e gastronómico levado a cabo pelo Grupo Etnográfico “O Ribatejo”, na terceira edição da festa “Os Sabores da Panela de Barro”. Noite maior, com muita animação; folclore, música tradicional, gastronomia, conversas soltas e alegria. O Vladimiro e a sua equipa, não escondiam a sua satisfação, pelo sucesso de mais esta iniciativa. E com razão, tal foi o envolvimento e a responsabilidade! Quando se quer de verdade, sempre se consegue, com honras à tradição, ao que somos e temos, à nossa própria identidade.
O Grupo anfitrião recebeu os seus convidados com esmerado cuidado e atendimento: do Luxemburgo vieram, os sons e as cores do Grupo Etnográfico do Alto Minho, que representam a riqueza e variedade, do folclore de Viana do Castelo. De França, região de Paris veio o Rancho Folclórico - Saudadades de Portugal, Champigny-sur-Marne, que enverga as tradições ribatejanas. Fechou, com chave de ouro o pequeno festival, o Grupo organizador, O Ribatejo, de Bruxelas. Foram todos, efusivamente aplaudidos, pela qualidade, riqueza e variedade do nosso folclore, na Diáspora. Um orgulho, com as cores da nossa bandeira!
Finalmente, chegou o momento esperado da actuação do Grupo de Concertinas #SolMinho com sete concertinas, cavaquinhos, bombos, pandeireta e muita animação, provinda do cancioneiro nacional, dos cantares populares. Sensacional, cereja no bolo, de uma grande festa e tradição aqui, no coração da Europa! Onde se pode desenvolver e aplicar a aprendizagem prática de vários instrumentos populares: percussão, cavaquinho, viola, acordeão diatónico/concertina. Mais que uma escola, uma família, amizade e claro promover e dignificar a nossa cultura popular, ajudar os jovens a gostar da nossa secular tradição. A vantagem consiste em querer aproveitar a oportunidade; conhecer, evoluir, aprender. Estamos cá para isso: #solminho.
A “Terceira Edição dos Sabores da Panela de Barro”, uma organização do Grupo Etnográfico O Ribatejo – Bruxelas, redondou num grande sucesso! Um bom sinal de um empenho e de conquista. Oportunidade e ocasião de um novo reencontro, dos abraços e de muitas conversas avulsas, de convívio e de amizade. Um bom momento cultural e gastronómico, estimulado e apreciado pela representante diplomática, Joana Estrela, que endereçou palavras de incentivo a todos, pela dinâmica, que considerou de excelente.
Juntos, num excelente trabalho em equipa, com muitos jovens no activo! Deveras muito gratificante. Pelas pessoas e os portugueses, nas suas comunidades. Pelos valores da nossa identidade! Sempre.