Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
“Quem fica na memória de alguém, não morre”.
Centenário do nascimento (1921-1991)
Trinta Anos do Falecimento (1991-2021)
Foi por iniciativa de um grupo de pessoas - “Amigos do Padre Sá” – que se levou a cabo uma honrada e sentida homenagem ao Homem, ao Padre e Amigo. Por ocasião dos trinta anos de falecimento! Marco importante para a comunidade que se associou de bom grado, a esta dedicada e oportuna iniciativa; de preito e de reflexão, de reconhecimento e acção de graças! Pela sua dedicação ao serviço do Evangelho, pelo seu legado pastoral e social, pela sua vida consagrada. Chamado, que foi, a fazer brilhar a novidade, o alento e a força do Evangelho na sua vida. E a manifestar, com paciência, coragem e persistência, o seu amor ao próximo.
Trinta anos depois! A devida romagem até ao túmulo, com a deposição de uma coroa de flores; “o perfume da nossa amizade e da nossa gratidão, o colorido e a alegria do seu convívio, a beleza e a grandeza da sua sabedoria”. (Luís Arezes)
Este é o momento de agradecer a quem se uniu e se manifestou, na oração e na comunhão, que reverencia, que dignifica e que nos enaltece, enquanto “povo de Deus em marcha”! Pelo significado e pela grandeza de tão expressiva manifestação de fé, de esperança e de caridade, todos se inserem neste nosso agradecimento público, com destaque para as entidades civis e religiosas, onde se inclui, naturalmente, a própria sociedade civil organizada.
Assim, aqui fica o registo do nosso reconhecimento e amizade.
- Câmara Municipal de Ponte da Barca. Que ofereceu a coroa de flores. Com a presença e alocução do Sr. Presidente do Município Barquense, Dr. Augusto Marinho, rodeado pela sua vereação.
- Juntas de freguesia de: Entre Ambos-os-Rios; União de freguesias de Paço Vedro de Magalhães, Ponte da Barca e Vila Nova de Muía; Oleiros. Que ofereceram uma lápide comemorativa, respectivamente, para cada uma das freguesias. A ser colocada oportunamente.
- Diocese de Viana do Castelo; uma presença, na fé e na oração, em comunhão com todos.
- As paróquias e seus paroquianos de: Entre Ambos-os-Rios, de Ponte da Barca e de Oleiros.
- Adega Cooperativa de Ponte da Barca. (Oferta de bebida, para “copo d’água” e partilha, adiado).
- Agência Funerária São Pedro. (Oferta do panfleto comemorativo, distribuido individualmente).
- Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
- Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.
- Minho Digital – Jornal Online.
- Notícias da Barca – Jornal;
- Rotary Club de Ponte da Barca.
- Pastelaria e Doçaria Doce Lima. (Oferta, variedade de doces, “copo de honra”, adiado).
- Restaurante - Churrasqueira Barquense.
- Santa casa da Misericórdia de Ponte da Barca.
Por tudo e com todos, o nosso muito obrigado. Acreditamos que “a gratidão é o único tesouro dos humildes”. E que o “melhor modo de pedir é agradecer”. Um Grande Bem Haja!
Permanecer na fé, perseverar em Deus.
P’los amigos do Padre Sá