Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O festival das migrações, das culturas e da cidadania é todos os anos um momento alto na vida das dezenas de comunidades estrangeiras residentes no Luxemburgo. No espaço temporal de 2 dias, 24 e 25 de fevereiro as instalações da Lux-Expo enchem-se de cor, de música, de ritmo como um hino exuberante à humanidade e à diversidade cultural. São dezenas as associações representantes de várias comunidades oriundas de países de todo o mundo residentes no Luxemburgo, que de uma forma convivial e solidária ali se encontram e partilham a riqueza das suas origens e da sua cultura, através da gastronomia, da música, da arte e da literatura.
A comunidade portuguesa marca presença todos anos neste evento representada pelas diversas associações. No Salão do livro e das culturas a associação Pessoa ASBL, e a coordenação de ensino do português na Benelux convidam, todos anos, escritores com grande representatividade na literatura lusófona para promover debates à volta da literatura e da edição dos livros em português. Nesta edição, e no ano em que se comemora os 50 anos do 25 de abril, um dos convidados da Pessoa asbl é o escritor Hugo Gonçalves. O romance “Revolução” é o seu último romance, uma narrativa que decorre entre o fim da ditadura e os anos que seguem à Revolução dos Cravos. Outro do convidado é o jovem escritor Miguel D’Alte. Residente no Luxemburgo promove o seu último romance “Os crimes do verão de 1985”. Os dois autores partilham um debate sobre “A passagem do tempo e a influencia da imigração na escrita”, não esquecendo e efeméride dos 50 anos do 25 de abril.
Oriundo da comunidade cabo-verdiana o contador de histórias Adriano Reis, apresenta, neste festival, o seu primeiro romance, com o título “Cidade Velha”.
Vinda de Bruxelas, a autora Catarina Rodrigues marcará presença para uma sessão de autógrafos do seu primeiro livro: “1001 coisas que nunca te disse”. Do mesmo modo, também Gabriel Gomes e São Gonçalves.
Nesta edição o CDMH (Centro de Documentação sobre as Migrações Humanas) convida a Socióloga Dra Maria Beatriz Rocha Trindade para uma conferencia e apresentação do livro “Em torno da mobilidade. Provérbios, expressões idiomáticas e frases consagradas.”
O festival das migrações, da cultura e da cidadania, que decorre todos os anos no Luxemburgo é um evento anual de partilha, de multiculturalidade onde os cidadãos com origens de todos os cantos do mundo se juntam numa dinâmica de convívio e partilha de valores e de solidariedade.