Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Professora Dra. Maria Beatriz Rocha -Trindade visitou o Luxemburgo, no passado fim de semana, a convite do centro de documentação das migrações humanas no Luxemburgo, para apresentar o seu mais recente trabalho “Em torno da mobilidade. Provérbios, expressões idiomáticas, frases consagradas”
Maria Beatriz Rocha -Trindade tem uma vida dedicada ao fenómeno migratório com uma vasta obra científica sobre matérias relacionadas à causa das migrações. Professora catedrática, fundou a Universidade Aberta (1994) e o Centro de Estudos da Migrações e das Relações Interculturais (1990/91). É membro de diversas organizações científicas estrangeiras e portuguesas.
Pioneira nesta área de estudos, foi também imigrante em France e viveu no terreno as questões dos imigrantes portugueses nos arredores de Paris.
“O Correr dos tempos e o avanço tecnológico têm vindo a conferir à imagem um papel decisivo no campo da comunicação. (…) Tomando a representação da mala enquanto objeto de transporte dos “teres” e “haveres” de quem se desloca, será analisado a associação simbólica que oferece”.
E é nesta perspetiva de análise da imagem enquanto representação pictórica do fenómeno migratório que a professora nos convida a aprofundar os contextos e a mensagem reforçada com as palavras. Conhecer a professora e privar com ela nem que seja por algumas horas é um privilégio. A Professora leva-nos a pensar o fenómeno migratório através dos objetos que acompanham o processo. Para além de reforçar a importância da análise dos objetos ao longo do tempo para melhor entender a evolução das migrações e sua importância na vida das pessoas, nas suas vivências, nos sentimentos e nas emoções.
Estudar, ler ou ouvir a Professora Maria Beatriz Rocha -Trindade é beber de alguma fonte de conhecimento profundo sobre este fenómeno tão atual que é a mobilidade humana, não apenas científico, mas também de alguém que conhece profundamente as dinâmicas e ambivalências no terreno, os sonhos e as inquietações de quem parte e de quem fica.