Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, no âmbito das suas actividades para 2024, vai organizar uma tertúlia com os Sabores do Mar á Mesa, um encontro dos membros daquele grupo de promoção de comêres regionais portugueses, principalmente da sua terra.
Com uma participação limitada, o encontro apenas será aberto a figuras públicas da política, da gastronomia e da segurança alimentar. Com acepipes variados provenientes da costa portuguesa e da longínqua Terra Nova, a ementa do festim reunirá um prato principal de peixe - Bacalhau de Cebolada – e outras iguarias do mar como entradas ou acompanhamento, à base de sardinha, atum, anxovas, moluscos, entre outras.
Nas prelecções previstas, há a salientar uma memória histórica sobre o pescado em Ponte de Lima e Viana do Castelo, afincadamente bacalhau, aflorando o navegador vianês João Álvares Fagundes (1460? - 1522) e grandes negociantes nacionais e estrangeiros estabelecidos na Vianna Foz do Lima em tempos idos, mas como negócios extensivos ao município limiano. Recordemos, a remota tradição da pesca pelas gentes alto-minhotas, há vários séculos, e seu contributo para a História da Alimentação: em Ponte de Lima, por exemplo, a vereação reunida em 4 de Novembro de 1581 fixou em sete réis o preço máximo do arrátel de bacalhau “verde, lavado ou por lavar, a mais de cinco réis e o da Terra Nova, de vento, não passará os dez réis”.
Mas, a gastronomia regional do nosso país, com transmissão a gerações limianas, regista algum receituário de referência como: arroz de sardinhas, ditas de escabeche, broa com sardinha, omelete da dita, bolo de sardinha, sabores proeminentes nas tascas, restaurantes e feira quinzenal… e, aproveitamos a ocasião para salientar algumas cozinheiras de outros tempos: Clara Penha, Inorina, Belozinda Penha Varela, Rosa Paula, Adelina Penha Sá Lima, Amélia Pereira Lima, Sarameleira, Maria (Preta) Cerqueira, entre muitas.
Mas entre conversas previstas, o Chef Paulo Santos efectua testes para deliciar o grupo nos alvores do próximo ano, com gente da casa e de fóra!