Crónicas de uma Portuguesa em Paris - Sindrome de Sthendal



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Reza a história que o escritor, conhecido pelo pseudónimo de Stendhal, visitou certa vez Florença. E ao ver a beleza superlativa dos frescos da Basílica de Santa Croce perdeu as forças e quase caiu no chão com palpitações. Esta reação e outras têm sido descritas por turistas não só em Florença, mas noutros locais cuja beleza é de tal forma avassaladora que provoca tonturas, desmaios, apertos no estomago e coração. Alguns turistas descrevem p.e. este tipo de sintomas quando visitam o Louvre dada a quantidade e beleza das obras expostas.

Em contrapartida com Síndrome de Paris podemos experienciar tonturas, ansiedade e até alucinações. Isto tudo porque o local que visitamos não é o que idealizamos. A desilusão transforma-se em negação e o cérebro fica baralhado.

Nunca tendo tido nem um nem outro a verdade é que existem locais que nos arrebatam e outros que nos desencantam. O truque é olharmos com mais atenção. Nem tudo é tão perfeito ou imperfeito como à primeira vez possa parecer.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Patricia Pereira
Author: Patricia PereiraEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.