FESTA DA NACIONALIDADE Dia de Portugal, de Camões e das Comunidade Portuguesas



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


“Quando se vive de ilusões é porque algo não funciona.

A nossa imagem (dos portugueses) mais constante é a de alguém que está parado no passeio à espera de que o ajudem a atravessar para o outro lado.” José Saramago

Dia de Portugal, ensejo e reforço de unidade e de convivência fraterna. Na ditosa data da nacionalidade, reafirmamos a identidade e o orgulho de ser português. No país, mas também além-fronteiras, onde se comemora, com elevação - o dia 10 de Junho - no tríplice evento: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. Uma data que acentua, de forma mais evidente, as Comunidades Portuguesas e o poeta Luís Vaz de Camões, que também ele terá vivido emigrado, durante muitos anos! Os portugueses da Diáspora consentem, de bom grado, este “santo patrono”, autor de “Os Lusíadas”, o maior épico português.

Para assinalar tão significativa data, organizam-se, um pouco por toda a parte, com "engenho e arte" manifestações populares com festas, exposições, conferências, concertos, provas desportivas, espetáculos… e aos quais se associam os mais diversos discursos e outras mensagens, com aliciantes promessas de um futuro melhor! Até porque estamos em ano de eleições... É assim, distinguida a passagem de mais um Dia Nacional, nos cinco Continentes!

Na reino belga, mantêm-se a tradição na recepção oficial, oferecido pelo Corpo Diplomático. Profícuo encontro com dirigentes associativos, empresários, entidades militares e religiosas, agentes da sociedade civil com ligação à nossa diáspora; distinta ocasião para os cumprimentos ao Sr. Embaixador e outros representantes do corpo Diplomático.  

No Bois de la Cambre, pulmão da cidade de Bruxelas, realizou-se a festa popular do 10 de Junho; manifestação sociocultural que junta a comunidade e sociedade de acolhimento. O sucesso das festividades deve-se, em boa medida, a uma parte do movimento associativo, que assume e desenvolve a variedade e a qualidade gastronómica; tudo bem regado com os melhores vinhos portugueses. E como não podia deixar de ser, lá estava o folclore, com as suas cantigas e danças tradicionais, a música, as concertinas e cantiga solta, numa alusão à essência da tradição popular que ninguém dispensa numa qualquer festa como esta, cheia de sentido patriótico. Que defende a unidade e o reafirmar da nossa identidade, enquanto povo e "nação valente"!

Em momento oportuno, subiram ao estrado as entidades da diplomacia e do poder local. Houve troca de agradecimentos e outros recados de incentivo e de promoção mutua. O Sr. Embaixador de Portugal na Bélgica, António Alves Machado, voltou a tecer rasgados elogios à comunidade, na sua diversidade cultural, que conhece bem e da qual muito se orgulha!

Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.