TERESA TAPADAS EM BRUXELAS - DESLUMBRANTE NOITE DE FADO



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Noite maravilhosa, com honras ao fado, à gastronomia, ao encontro e convívio! Uma organização conseguida, mais uma, do Grupo Etnográfico O Ribatejo, de Bruxelas.

A Sala Parmentier em 1150 Woluwe-Saint-Pierre estava cheia de gente e de muita animação! Cerca de 150 pessoas, num copioso jantar, dedicado ao fado, na voz inconfundível da artista Teresa Tapadas. Que (en)cantou, também pela sua simplicidade e modo de estar... Há momentos, na vida da comunidade, de grande intensidade; únicos pela sua destreza e singularidade. Noite exuberante; de festa, de emoção e alegria!

 É de facto um Grupo! União de uma excelente equipa, liderada pelo Vladimiro, que já nos habituou, à realização de grandes e conseguidos eventos culturais, como é a Sopa da Pedra e o Festival Lusófono. Duas iniciativas, cheias de entusiasmo e motivação, que redundam em francos sucessos, tal é o espírito reinante e a capacidade mobilizadora, de toda aquela gente. Exemplo e compromisso, com a nossa cultura e tradição popular, o que enaltece e valoriza, a prezada comunidade portuguesa na Bélgica.

Desta vez ousaram um novo desafio, organizando uma noite de Fados, à mesa sentados, com todo o requinte; marcaram presença, cerca de centena e meia de pessoas. Chegou o momento de fazer silêncio, vai-se cantar o fado! Na voz da beldade e talentosa, Teresa Tapadas acompanhada à Guitarra por Luís Ribeiro e Viola Pedro Pinhal, exímios executantes na modalidade.

Soltou-se a voz, criado que estava um ambiente de festa e alegria. Teresa Tapadas (en)cantou, com temas diversos, arrancando assim efusivos aplausos da harmoniosa moldura humana presente. Houve interacção, partilha e alguma emoção quando, já no final se exibiram, aleatoriamente, as musicas e danças do Ribatejo. E nem a fadista convidada, se livrou de tão expressiva iniciativa, dando também o seu pé de dança, ao som dos acordeões tocados a preceito, por dois jovens belgas, a Laeticia e o Vickén, o que nos permite dizer que o folclore é um bom factor de integração; aqui fica o registo, considerado muito importante!

Pelo Fado e com os que dele gostam, pela nossa tradição, os usos e costumes. Reunir pessoas à mesa, faze-las recordar, com saudade, pedaços de vida; assistir, participar, estar em grupo, partilhar vivências, interagir... Uma verdadeira proeza, nos tempos que correm! Por isso, muitos parabéns a todos, porque tudo correu muito bem!

Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.