UM PORTUGUÊS NA O.N.U.Secretário-geral das Nações Unidas. Por unanimidade e aclamação!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Porque se basearam em briosos acontecimentos, factos, obras! Narrado ainda de forma superior por Camões, o pai da Lusofonia! Séculos de conquistas, de aventuras e de glórias. Vivemos com esse orgulho, numa dimensão universal, grandeza de uma pequena Nação. Eleva-se Portugal, levanta-se um emproado povo que volta a “dar novos mundos ao mundo”, com resultados inovadores e férteis. Um português na ONU já a partir de Janeiro 2017! A notícia que faz história, também pela unanimidade e consenso global. O sucessor de Ban Ki-moon granjeou, por etapas, a confiança e o apreço daqueles que tinham a responsabilidade em escolher o melhor. António Guterres soube, desde a primeira hora, estampar todo o seu potencial de aptidão e virtude, arrecadando paulatinamente a admiração e o apoio, também nas votações do Conselho de Segurança.

O homem que considerou não poder continuar a ser primeiro-ministro a qualquer preço, viria a resignar sobre uma candidatura à presidência da República portuguesa. Perspicaz, cedo apontou como possível o lugar que agora é seu. E em boa medida de todos nós, numa reconfortante ligação à diáspora portuguesa no mundo! E à capacidade de iniciativa e de realização de tantos portugueses, que demandaram outras paragens, novos rumos e destinos.

Homem de fé e de causas, recai sobre ele a esperança num mundo melhor. No actual contexto e conjunturas muito particulares, deverá enfrentar os múltiplos desafios globais na resolução de tantos conflitos, com sensibilidades e forças adversas; na promoção da paz, tarefa sempre difícil; no desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos, tão descurado no tempo e na história; na necessária reforma da Organização, incluindo o próprio Conselho de Segurança... Será com “Humildade e Gratidão”, que António Guterres e os cerca de dez mil funcionários, levarão a cabo tão prestigiante programa e respectivo mandato de 5 anos à frente dos destinos da O.N.U.

Como vai ser útil e fundamental o seu sentido de humanidade e de fé! De diálogo e de consensos, de cedências e conquistas… Juntemos a nossa voz ao coro de tantos elogios e à declaração do Papa Francisco, quando implora: “preste sempre um serviço eficaz à humanidade, um serviço respeitoso da diversidade e que saiba potenciar, para o bem comum, o melhor de cada nação e de cada cidadão”. Estou, estamos convencidos de que assim será!


Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.