Escrito dirigido a Mário Ferreira



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


            Caro Mário Ferreira:

            faço votos de que esteja bem.

            Venho partilhar algumas impressões que a sua viagem ao espaço em mim espoletou.

            Espero que a expedição o tenha deixado satisfeito. Fê‑la, talvez, em busca de nova experiência, de viver algo inacessível ao comum dos cidadãos. Fica nos anais da memória como o primeiro português a ir ao espaço e isso parece grande façanha. No entanto, permita‑me assinalar que ela não cria benefício para a ciência nem para a humanidade. E o prazer que teve diluir‑se‑á e não deixará rasto significativo. Será, diria, regozijo equivalente ao que sentiram os tugas que primeiro compraram um televisor a cores ou feriaram nas Maldivas.

            Quer suscitar a admiração dos seus compatriotas? Na próxima vez que se dispuser a gastar uma fortuna em ato que o crave na lembrança de todos, sugiro que o faça em prol da comunidade ou dos trabalhadores das suas empresas (já estou a pressupor que cumpre as suas obrigações fiscais e aqueloutras que o direito do trabalho lhe impõe).

            Note que não sou moralista, execro os que o são. Devo mesmo dizer‑lhe que cortei relações com algumas pessoas — tios e tias, designadamente — que me deram mostras de um moralismo que as converteu em criaturas insuportáveis.

            Com os meus cumprimentos, 

            José Paulo Pego

            13.8.2022

Luso.eu - Jornal das comunidades
Paulo Pego
Author: Paulo PegoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.