Hora do calor



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


 A hora do calor devia ser património imaterial da UNESCO. Já é património oficioso de Portugal e dos demais países quentes. É um tempo que passa despercebido, entre o passar dos dias e o tiquetaquear dos relógios - ninguém dá por ele. Mas na verdade, é uma ode à liberdade. É o tempo pelo qual desesperamos o ano todo.

 Engane-se quem pensa que é na azáfama dos dias de praia, almoçaradas e jantaradas que está a magia do Verão. A magia da estação está na hora em que “não se pode fazer nada com este calor”. É neste tempo perdido no vácuo do contínuo que é a “semana de férias” que está o valor das mesmas.

 Nunca no nosso dia-a–dia temos um tempo em que é suposto não se fazer nada. É um tempo absolutamente sagrado: é quando temos a permissão para não fazer nada que se faz tudo. Conversamos horas a fio com quem devíamos conversar horas a fio, lemos o que nos apetece sem intervalo de tempo definido, escrevemos, jogamos às cartas, vemos um filme, dormimos a sesta, enfim - fazemos coisa nenhuma!

 Tudo o que há para fazer pode ser feito “pela fresca”. Temos essa autorização, dada pela autoridade suprema do clima quente. Ninguém deixa de respeitar essa autoridade e que quem o faça seja severamente punido. Para mim, quem tenta esgueirar produtividade planeada na hora calor está a cometer um crime de lesa-pátria.

 Tenho a certeza que foi na hora do calor que o Infante Dom Henrique pensou os Descobrimentos, que Luís de Camões foi visitado pelas Musas e que Fernando Pessoa idealizou “Mensagem”. A Hora do Calor é tão portuguesa como o Fado ou o Galo de Barcelos e devemos preservá-la como a relíquia que é.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Rui Amendoeira Esteves
Author: Rui Amendoeira EstevesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.