
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Ana Casanova nasceu em Angola, cidade de Luanda, a 10 de Junho de 1967 tendo vindo para Portugal no ano de 1979. Começou a escrever no ano de 1992, tendo criado um blogue, www.anavision.blogspot.com, onde passou a partilhar a sua poesia ou prosa poética mas também a sua vivência e experiência como mãe de uma criança com necessidades educativas especiais, o seu filho Gonçalo.No ano de 2010 é convidada a publicar o seu primeiro livro “Desabafos d’Alma” pela Edições Câmara Borges, a 29 de Abril, tendo depois editado o seu segundo livro, “Dialectos da Memória”, pela Temas Originais a 25 de Setembro do mesmo ano. Participa activamente em tertúlias de Poesia, tendo também já prefaciado duas obras com respectiva apresentação do Autor e efectuado as biografias do artista plástico Guineense, João Carlos Barros e do Fotógrafo Profissional Angolano, José Silva Marques.
Em Fevereiro do ano 2011 participa na Antologia do II Aniversário da Temas Originais e a 30 de Abril na Antologia “Por um Sorriso”, também pela mesma Editora, cujos direitos autorais revertem na integra para a Instituição de Solidariedade Social “Ajuda de Berço”. Em Setembro de 2011 publica o seu terceiro livro “Nós Eternos”, pela Temas Originais a 24 de Setembro. Nesta mesma data recebeu uma distinção pelo CEMD (Circulo de Escritores Moçambicanos na Diáspora) pelo trabalho em prol da Literatura e pelo apoio prestado à divulgação das culturas Lusófonas. Participa como convidada no livro “Licença Poética [Duetos Lomelinos]” de Emanuel Lomelino a 22 de Outubro de 2011, com dois poemas. A 3 de Dezembro de 2011 é-lhe concedido um reconhecimento pela ALDCI (Associação Lusófona para o Desenvolvimento, Cultura e Integração) “pelo seu papel na divulgação da cultura do seu País de origem, Angola, bem como, pelo seu contributo para o reforço das relações de cooperação e amizade entre os Países Lusófonos. A convite da “Chiado Editora”, participa a 25 de Fevereiro de 2012, na antologia “Entre o Sono e o Sonho”.
A 2 de Junho de 2012 participa nas Antologias: “Tributo a José Craveirinha” pela “Temas Originais” e “Poética-Vol. I” pela Editorial Minerva. Recentemente, ao seu poema: “O Caminho”, foi atribuída uma Menção Honrosa no III Concurso de Poesias do Instituto Hahnemanniano do Brasil."A 13 de Outubro publica o seu quarto livro “Pinturas Poéticas” pela Temas Originais.
No ano de 2013, participa a 23 de Fevereiro na Colectânea "Beijos de Bicos"; a 2 Março, na Antologia Poética (Volume II) da "Editorial Minerva"; a 16 de Março, na Antologia "Entre o sono e o Sonho" (Volume IV) da "Chiado Editora"; a 27 de Abril, na Antologia "Poesia sem gavetas" da "Pastelaria Studios"; a 4 de Junho, na Antologia Universal Lusófona - Rio dos Bons Sinais e ainda em Novembro no Vol. III da “Poética” Editorial Minerva. No ano de 2013 foram-lhe atribuídas 2 menções honrosas aos seus poemas "Sin Ti" e "Desengaño" no XXXV Concurso Internacional De Poesia Y Narrativa - "Hermanando Continentes 2013" Buenos Aires- Argentina. A 2 de Março de 2014 edita o seu quinto livro de poesia, “Absinto de Ousadias.
A 07 de Setembro de 2014 edita “Terra Vermelha” o seu sexto livro de poesia com lançamento em Genebra na “Livraria Camões”.
A 18 de Janeiro de 2015 apresenta o seu livro “Terra Vermelha” no evento “Poesia com Artes” no Salão Nobre dos Marqueses de Pombal em Oeiras.
A 12/13/14 de Junho participa na “Festa da Cidadania” promovida pelas associações “ACEP” e “Laços” em Genebra-Suiça como júri do concurso de declamação nas “Olimpíadas da Língua Portuguesa” estando também presente com os seus livros.
A 15 de Junho de 2015 apresenta o seu livro “Terra Vermelha” no Consulado Geral de Portugal em Paris com a presença do Sr Consul Geral Dr Pedro Lourtie, sendo a apresentação de autora e obra, feita pelo deputado Dr Carlos Gonçalves.
A 20 e 21 de Junho de 2015 está presente como convidada de honra da “SALF” – Associação de Autores Lusófonos de França” na Feira do Livro, na Cidade Universitária de Paris, na “Maison André Gouveia”.
A 30 de Outubro de 2015, lança o seu sétimo livro de poesia “À Flor do Tempo” na Livraria Camões em Genebra. Organiza como coordenadora literária da Associação Luso Suiça Laços, a Antologia “Femmes D’Ici et D’Ailleurs” – Mulheres do Mundo, com autores Lusófonos e Francófonos.
A 9 de Outubro de 2016, lança o seu oitavo livro de poesia “A Razão do Poema” em Paris, no Stand Literário da SALF – Sociedade de Autores Lusófonos de França. Posteriormente, é lançado em Genebra nas Livrarias “Payot Aéroport Cointrin” e “Livraria Camões” e em Lisboa na “Casa de Angola”.
Participa nas Antologias “Solstícios e Equinócios” – Edições Vieira da Silva e “Poetas na Diáspora” – Oxalá Editores (2016).
A 17 e 18 de Junho de 2017 como coordenadora cultural da Associação Laços, organiza na “Feira do Livro e Festa Lusófona Laços 2017” toda a estrutura, no que diz respeito a literatura e artes plásticas, bem como o concurso de poesia sujeito ao tema da Feira “Camões – Nossa Língua, Nossa Pátria”.
A 27 de Julho de 2017, entra para a plataforma digital “escritores.online” o maior e mais completo motor de busca sobre escritores de Língua Portuguesa, lançando em e-manucrito, o seu livro “Terra Vermelha”.
Paralelamente às apresentações nacionais, faz apresentações em Genève (Suiça) na "Livraria Camões" onde os seus livros se encontram disponíveis.