
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
No final do mês de Outubro, a Ordem dos Companheiros de São Vicente organizou o seu segundo jantar de degustação, uma formula que mais uma vez foi coroada de êxito. O principio é simples : fazer descobrir vinhos portugueses durante uma refeição e tudo isto acompanhado dos comentários experientes (mas não aborrecidos) dos enólogos da Confraria. Este jantar foi realizado no Restaurante “Park Side” e o famoso chefe ultrapassou-se dando um pequeno toque lusófono aos seus pratos
Mas porquê uma Confraria de vinhos portugueses?
Mas por que não? Porque simplesmente os vinhos de Portugal o merecem bem. É certamente o país que mais variedades de uvas autóctone manteve. E algumas dão um sabor incomparável e único ao vinho português. Num momento em que estamos a desfrutar de produtos padronizados em todo o mundo, é realmente óptimo poder provar vinhos que sabemos que não encontraremos em nenhum outro lugar. Que mal tem uma pitada de chauvinismo? Portugal foi o primeiro país do mundo a constituir um DOC (o Douro), em 1750, ou seja, um século antes de Bordéus, em França. Tudo isso sob a liderança do marquês de Pombal.
Uma Confraria para quem?
Para todos! Não é necessário nem obrigatório ser membro para participar nas actividades, no entanto pagar uma pequena quota anual dá direito a descontos nas atividades. Além disso, a Ordem reúne-nos todos: portugueses, belgas, flamengos e francofonos. O ponto comum: o amor pelo vinho, das boas coisas, das coisas bem-feitas, o bom humor, a “Portugalidade”, então!
Quais são os planos da Confraria para o futuro?
A Confraria vai levar mais de 80 confrades (belgas, franceses e também ... portugueses!) ao Porto em Maio de 2018 pela ocasião do 25° capítulo da Confraria.
O capítulo é o evento mais solene na vida das confrarias oeno-gastronónicas. O fim de semana de “Ascensão” é também o fim de semana em que Portugal organiza o festival da Eurovisão em Lisboa, mas saibam que os Confrades contam bem dar voz ao Porto durante todo esse fim de semana!
Mais perto de nós, já a partir do início de Dezembro, a Ordem irá propor a Caixa do mês. Uma caixa preparada com o maior cuidado pelos nossos enólogos de acordo com a época do ano (por exemplo, celebrações de final de ano, festas de jardim, churrascos, etc.). Tudo em colaboração com diferentes parceiros, nomeadamente os principais importadores de vinhos portugueses na Bélgica.
Ah, o último detalhe, e não menos importante, a Caixa do mês será proposta a um ótimo preço!
Para ter a certeza de não perder nenhuma oportunidade, envie um email para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., “like” a nossa página do Facebook - Confrérie des Vins du Portugal ou, no final do ano, visite o nosso site - ordem.be.
3 maneiras de garantir não perder esta ocasião excepcional!
Guy Leroy
Grão-Mestre