
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O tema da gravidez na adolescência em debate
No âmbito do 1º. Cine Fest Luso Mundo, festival de cinema dedicado à cultura lusófona, que decorre de 23 a 29 de outubro em Bruxelas, foi apresentado, no dia 25, na Embaixada de Portugal, o filme “A Cada das mães”.
O filme, de 2015, aborda o tema da gravidez na adolescência e o papel da instituição social “Casa de Santo António”, em Lisboa, no apoio às jovens mães que, por força de uma gravidez não desejada, não aceite pelos companheiros ou pelas famílias, se vêm sozinhas, vulneráveis física e emocionalmente, obrigadas a uma responsabilidade para a qual não estão preparadas.
O objetivo desta instituição - para além do acolhimento, acompanhamento médico no período antes e pós-parto à mãe e ao bebé, aconselhamento - é o do auxiliar e ensinar as jovens a cuidarem dos seus filhos, e é, sobretudo, o de as orientar e preparar no caminho da autonomia, da conquista, da segurança, da autoconfiança, da felicidade.
Contudo, o caminho da adolescência à idade adulta, feito assim, num período de nove meses, de sobressaltos e inquietudes, angústias e medos, é tudo menos fácil. É um caminho difícil de lágrimas e revolta, à mistura com a ternura e o carinho por um novo ser que cresce, mas cujo nascimento impõe o fim prematuro de interesses, necessidades e sonhos.
Um filme que nos faz pensar que apesar de toda a informação disponível sobre o tema, continua a ser absolutamente necessário esclarecer, apoiar, amparar, acarinhar, encaminhar.
Com realização de PHILIPPE COSTANTINI e produção de ISABEL MACHADO e JOANA FERREIRA, tem como atores principais SOFIA GARRIDO, JOANA SOFIA PEREIRA, TAIBO BALDE, LILIANA PEREIRA, MARIANA PRATA, EVELIZE VEIGA, DENISE PINA, TATIANA LAJES, JOANA AROUCA, GABRIELA SANTOS, PATRÍCIA PEREIRA, JESSICA FIGUEIRA, INÊS CONCEIÇÃO, SÓNIA PEREIRA, EDITH CABRAL