Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Os voluntários da Associação Afectos com Letras foram distinguidos com o Premio Excelência 2023 da Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV), no Dia Internacional do Voluntariado, celebrado no passado dia 5 de marco.
O “Troféu Português do Voluntariado” que já vai na sua 15a edição, tem como objetivo reconhecer o trabalho dos voluntários em projetos ou ações de voluntariado e é atribuído por um Júri nomeado pela Direção da CPV, constituído por quatro personalidades de reconhecido mérito ligadas à área social e presidido por um representante das organizações Confederadas.
O trabalho dos voluntários da Afectos com Letras foi reconhecido como merecedor deste Troféu Excelência entre um conjunto de 15 nomeados tendo o prémio sido entregue numa cerimónia pública, que decorreu no dia 5 de dezembro, em Vila nova de Gaia, pela Secretária de Estado da Inclusão, Dra Ana Sofia Antunes.
Na circunstância, a Presidente da Afectos com Letras agradeceu “a distinção à Confederação de Voluntariado e às dezenas de voluntários que desde 2009 se dedicam de forma altruísta e totalmente voluntária às ações que a nossa Associação promove na Guiné Bissau.”, e concluiu “dedicando este prémio às crianças da Guiné-Bissau, que sofrem por estes dias as consequências de um novo período de instabilidade politica e social no país”.
A Associação Afectos com Letras, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, sediada em Pombal e criada em 2009, que tem como missão e objetivos a conceção, promoção, execução e apoio a programas, projetos e ações de cariz social, cultural, ambiental, cívico, educacional e económico na Guiné-Bissau. Neste país, a ONGD tem, entre outros, um programa de apadrinhamento de turmas que apoia centenas de crianças e cofinanciou a construção de dois jardins infantis que, atualmente, contam com cerca de 200 crianças, além de ter erguido duas escolas de ensino básico que acolhem 420 alunos. A Afetos com Letras paga ainda o salário de 12 professores, fornece material didático, manuais escolares, alimentação e cuidados de saúde básicos nas escolas que apoia, criou várias bibliotecas públicas no país e dinamiza um projeto de doação de máquinas descascadoras de arroz a comunidades fortemente dependentes da cultura deste cereal, permitindo que as meninas se libertem do trabalho da descasca manual e possam assim frequentarem a escola.
Mais informações sobre este prémio podem ser encontradas aqui:
https://mailchi.mp/7cca7b078c71/newsletter-cpv-novidades-janeiro-8867807