
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa (CCBP) organizou ontem, dia 30 de novembro, em Bruxelas, um jantar-debate dedicado à representação de interesses regionais portugueses em Bruxelas.
O evento tem como principal objetivo, nas palavras de Rui Faria da Cunha, presidente da CCBP “sensibilizar os autarcas presentes em Bruxelas por ocasião da sessão plenária do Comité das Regiões, para a importância da representação em Bruxelas dos interesses das suas autarquias e regiões, seguindo o exemplo das regiões do Alentejo e dos Açores que já possuem gabinetes de representação na capital da Europa”.
O evento, que teve como convidado de honra o Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro, contou com intervenções de João Lança, do Gabinete dos Açores, de Marcos Nogueira, do gabinete do Alentejo, e dos eurodeputados Isabel Estrada Carvalhais e Álvaro Amaro. Participaram igualmente no evento os presidentes das Câmaras de Sernancelhe, Carlos Silva, e de Tabuaço, Carlos Carvalho além de diversos membros e administradores da Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa.
“Os objetivos a que nos propusemos foram plenamente atingidos – acrescentou Rui Faria da Cunha -, com as apresentações e trocas de impressões que se seguiram a realçarem a importância da representação de interesses em Bruxelas não só das regiões e do poder local, mas também do setor privado português”.
Sobre a Câmara de Comércio Belga Portuguesa: Fundada em 1938 por 5 empresários belgas e portugueses, a Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa é uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de promover o desenvolvimento das relações comerciais e de amizade entre Portugal e a Bélgica. Membro da Rede de Câmaras de Comércio Portuguesas e localizada em Bruxelas, a CCBP tem também como objetivo promover Portugal no seio de organizações internacionais sediadas em Bruxelas, em particular as instituições da União Europeia.