May 2, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2409 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1608 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1610 Crónicas

Pai. Funções Benéficas…

Mar 19, 2024 Hits:1463 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2497 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1820 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3791 Opinião

Crónicas de uma Portugue…

Mar 11, 2024 Hits:2222 Crónicas

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1454 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1455 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1040 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1304 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1287 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1555 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2452 Opinião

Onde estava no dia 25 de Abril de 1974?

Dia internacional do abutre "festejado" com revitalização de espécie mais ameaçada



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Lisboa, 01 set (Lusa) – O abutre enfrenta sérios riscos por todo o mundo, mas quando se celebra internacionalmente o seu dia em Portugal comemora-se também a revitalização da espécie mais ameaçada, o abutre-preto, que chegou a estar praticamente extinta no país.

Em Portugal existem três tipos de abutre, o grifo, o abutre-do-egito, ou britango, e o abutre-preto, sendo que as duas últimas espécies são as mais ameaçadas. Só que enquanto existem duas dezenas de casais de abutre-preto, com a população a aumentar, de britango são duas centenas, em franca regressão, disse à Lusa o biólogo Eduardo Santos.

Eduardo Santos coordena o trabalho relacionado com a conservação do abutre-preto na associação ambientalista Liga para a Proteção da Natureza (LPN). Em entrevista à Lusa, lamentou que ainda hoje se tenha em relação ao abutre uma imagem menos positiva, pelo que “muita gente não tem a noção” das ameaças a que está sujeito.

Por isso, no Dia Internacional dos Abutres, “é importante alertar para a sua conservação”, nomeadamente porque as suas características são importantes nos ecossistemas e “peças chave para a sanidade e para o equilíbrio da natureza”, salientou.

Em Portugal existem abutres em regiões próximas da fronteira com Espanha, sendo que o abutre-preto, o mais raro, nidifica na região de Moura, no Alentejo, na zona do Tejo Internacional, Idanha a Nova/Castelo Branco, e no Douro Internacional, na zoa de Mogadouro. Segundo Eduardo Santos a espécie está a recuperar desde 2010 e voltou a reproduzir-se em território nacional, depois de nos anos 70 ter desaparecido enquanto reprodutor.

Hoje há no Alentejo oito casais a reproduzirem-se, disse o ambientalista à Lusa. A informação também faz parte de um comunicado da LPN, no qual se especifica que a reprodução acontece na Herdade da Contenda (empresa municipal de Moura) e que a monitorização foi feita pela LPN, em colaboração com a empresa e com o acompanhamento do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Cinco dos oito casais nidificam em ninhos artificiais e três em ninhos naturais. “Quatro desses casais conseguiram fazer postura de um ovo (como é característico da espécie), dos quais nasceram duas crias”, especifica o comunicado da LPN.

A propósito do dia que hoje se comemora a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) fala também, em comunicado, do sucesso em relação ao abutre-preto mais a norte do país.

Depois de perderem a cria no ano passado, num incêndio no Parque Natural do Douro Internacional, o único casal de abutre-preto do norte do país viu agora a cria deste ano deixar o ninho

“Tivemos umas noites mal dormidas, mas ver a cria voar compensa toda a ansiedade, e é um prémio bem merecido para todos os envolvidos, que foram incansáveis”, diz citado no comunicado Joaquim Teodósio, da SPEA, coordenador do projeto Life Rupis, de proteção das águias e abutres ameaçados no Douro Internacional. A equipa tem campos de alimentação suplementar para abutres na região.

A monitorização nos parques naturais do Douro Internacional e de Arribes del Duero, Espanha, indicou também a existência de 30 juvenis de britango, segundo as contas da SPEA, que revela ainda que os primeiros britangos já partiram do Douro em direção a África para passar o inverno.

Diz a SPEA que serão mais de 3.000 quilómetros a percorrer nas próximas duas semanas, para uma região entre a Mauritânia e o Mali. Um dos primeiros a partir foi um abutre chamado Douro, exatamente no mesmo dia em que o fez no ano passado, 28 de agosto. A viagem de Douro pode ser seguida através do projeto Life Rupis.

Segundo Eduardo Santos os abutres estão em permanente ameaça de extinção em Portugal, como muitas pressões, sendo a maior parte de origem humana. O envenenamento é a principal causa de morte, mas os abutres também são afetados pela falta de alimentos, “devido às mudanças profundas ao nível da pecuária e às regras sanitárias” que obrigam à remoção de animais mortos no campo.

O responsável fala ainda de outra ameaça, a utilização de um anti-inflamatório de uso veterinário (diclofenac), que está em análise e que pode ser aprovado em Portugal. Qualquer animal tratado com o produto que sirva de alimento aos abutres leva à morte destes, avisou o biólogo.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


luso.eu Jornal Comunidades

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 569 guests and no members online

EVENTOS ESTE MÊS

Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30