
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Este sábado, dia 1 de junho de 2019, teve lugar na Sala de Festas do Lignon, Comuna de Vernier, o evento “Luso Vernier” apoiado num projecto de cidadania que tem como objectivo, nas palavras do Presidente da Associaçâo A.L.C.A., “incentivar os habitantes a participar na vida activa dos “quartiers”, dando opiniões e sugestões e participando na Assembleia Constitutiva Popular sem a interferência de cores políticas, sem distinção entre os residentes suiços e os residentes emigrantes, habitem eles na comuna há muito ou pouco tempo”.
O referido evento foi promovido pela Associação A.L.C.A. – Cidadania Activa e a Associação Laços em colaboraçâo com o BIE - Bureau d’Integration Ètrangeres e autoridades Genebrinas.
Pretendeu-se desta forma, promover e informar a comunidade portuguesa deste projecto, visto serem a maior comunidade da cidade de Vernier.
Teve lugar uma mesa redonda, com o tema Cidadania, moderado por Ilídio Morgado da Rádio Arremesso, com a participação do Senador Carlo Summaruga e os deputados genebrinos Helena Freitas, Alfonso Gomez Cruz e Daniel Loureiro.
Esteve presente o Cônsul Geral de Portugal em Genebra, Dr Bruno Paes Moreira, que no seu discurso realçou a importância de participação no voto em Portugal e na Suiça, e o Presidente do Conselho Municipal de Vernier, François Ambrósio que destacou a importância das associações na participação cívica.
Do meio associativo, fizeram-se presentes a DPGE – Direitos políticos para os residentes em Genebra, que fez uma simulação de voto fictícia junto da população, em boletins de voto similares aos usados nas eleições com questões de importância quanto ao direito de voto dos estrangeiros, para incentivar a prática do voto, principalmente na camada jovem, a UPA – Universidade Popular Albanesa, com uma exposição sobre a integração e participação cívica, a Associaçâo Camarada, Bolívia 9 com um atelier com jogos sobre a participação social e cívica e a Associação Mulher Migrante Suiça que se apresentou com o seu projecto de integração da Mulher Lusófona, a nível social, económico e político em parceria com outras associações da mulher.
Estiveram presentes diversas personalidades da cidade de Vernier e o evento foi animado com a colaboração das Fadistas Daniela e Nadine e dos Ranchos Folclóricos Alegrias do Norte, Sons de Portugal e Danças e Cantares do Minho bem como as Concertinas Sons de Portugal e os Cavaquinhos Alegrias.
O evento decorreu entre as 18.00h e as 00.30 horas, num ambiente excelente e com uma comunidade interessada e participativa.
Tal como era intenção dos organizadores, o objectivo do evento foi alcançado.
Podemos assim afirmar que o slogan do projecto fez todo o sentido:
À VERNIER LA POLITIQUE C’EST VOUS!