
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
EURODEPUTADO INÁCIO FARIA DESEJA ALARGAR COOPERAÇÃO COM S. TOMÉ
O eurodeputado do Movimento Partido da Terra (MPT) integrado no grupo político PPE (Partido Popular Europeu), proporcionou ontem uma reunião em Bruxelas de parceiros interessados no alargamento da cooperação e desenvolvimento com S. Tomé e Príncipe.
O encontro juntou no Parlamento Europeu o embaixador e o cônsul daquela antiga colónia portuguesa no Reino da Bélgica, bem como dirigentes da Casa da Noruega.
O principal objectivo do evento foi “ promover e expandir as trocas comerciais e culturais entre S. Tomé e Príncipe e Portugal “, estabelecendo um eixo de cooperação.
O eurodeputado José Inácio Faria lançou assim as bases para a constituição de um Intergrupo de Cooperação e Desenvolvimento com aquele país africano. O anfitrião juntou ainda um especialista na lusofonia e nas relações diplomáticas em vários continentes, colega no hemiciclo e anti BREXIT; trata-se de Timmothy Charles Taynock, do Partido Conservador, que fala várias línguas, incluindo o português.
Relativamente à participação do país nórdico na reunião, trata-se de um parceiro privilegiado na área das pescas, designadamente o bacalhau.
Recorde-se, que um estudo efectuado no ano passado pelo governo norueguês através da sua Direcção de Pescas, permitiu concluir que existem 6000 embarcações registadas para a pesca do “ fiel amigo” envolvendo mais de 9400 pescadores e 425 fábricas num total de 29.800 empregos directos nesse sector industrial.