Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Em tempos controversos é na conversa que encontramos as melhor ideias e soluções. Foi nesse sentido que o Instituto Cultural Finlandês criou o “Sweating for Europe” – uma carrinha transformada em sauna às portas do Parlamento Europeu. O objetivo era simples: despirmo-nos dos nossos preconceitos, das nossas nacionalidades e partidos ou ideologias e partilhar irreverências, ideias que possam levar a Europa a bom porto.
A sauna móvel foi criada pelo artista alemão Dida Zende, e faz parte da iniciativa “Sweating for Europe” que decorreu em Bruxelas nos dias 24, 25 e 26 de Abril. Este evento foi organizado pelos Instituto Cultural Finlandês, Instituto Goethe e a Alliance Française.
Durante os três dias, a sauna móvel proporcionou conversas informais entre vários membros do Parlamento Europeu e vários cidadãos que por ali passaram e contou ainda com uma sessão especial exclusiva a jornalistas dos mais variados jornais e sites europeus.
Fosse na sauna móvel ou no Parlamentarium, o propósito foi alcançado, tal como mencionado por um dos impulsionadores da iniciativa, Alex Malmberg - o sucesso entre os membros do parlamento foi tal, que terminar as sessões tornou-se uma missão difícil, tal foi o entusiamo com que abraçaram o momento.
A sauna é uma parte nuclear da cultura finlandesa. Antigamente, o primeiro passo na construção de uma casa era a sauna, e apenas depois se seguia a construção das restantes divisões. Era também o local escolhido para os partos, ou onde doentes procuravam a cura. Ainda, servia como ritual de limpeza para os mortos.
No dia 25 de Abril, por ser o dia da Liberdade em Portugal, o evento proporcionou aos participantes uma noite de fado com a fadista Andreia Rio, em honra a este tão importante dia para o nosso país.
No último dia do evento, a sauna móvel este estacionada no Bozar e abriu as portas ao público geral no final da tarde.