
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
15:07:25 O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, vai receber o primeiro-ministro português, António Costa, no dia 5 de fevereiro, às 10h00, em Bruxelas.
O primeiro-ministro vai apresentar ao presidente do Parlamento Europeu (PE) as conclusões da cimeira dos Amigos da Coesão, realizada no dia 1 de fevereiro, em Beja. António Costa será recebido por David Sassoli no edifício Spaak (entrada do protocolo), realizando-se em seguida a reunião no gabinete do presidente do PE, no 9.° andar.
Em linha com o que tem sido defendido pela assembleia europeia, a declaração conjunta dos Amigos da Coesão refere que “o financiamento para a política de coesão para o período de 2021-2027 deve manter o nível do quadro financeiro plurianual 2014-2020 em termos reais”.
Na cimeira realizada em Beja, António Costa enfatizou que “é urgente chegarmos a um acordo global sobre o próximo quadro financeiro plurianual”, acrescentando que “a vontade política de todos os Estados que aqui se sentaram à mesa, foi chegarem ao próximo Conselho Europeu extraordinário [em 20 de fevereiro] com a vontade muito firme de não encerrar o Conselho sem um acordo definitivo”.
O orçamento de longo prazo da UE terá de ser acordado por unanimidade pelos Estados-Membros e aprovado pelo PE para poder entrar em vigor.
Programa preliminar da visita de António Costa ao Parlamento Europeu
5 de fevereiro, Bruxelas
8h50 – Chegada do primeiro-ministro português ao PE
9h00 – Reunião com o presidente da comissão parlamentar do Desenvolvimento Regional, Younous Omarjee
9h30 – Reunião com o presidente da comissão parlamentar dos Orçamentos, Johan Van Overtveldt
10h00 – Reunião com o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli
11h00 – Reunião com os copresidentes do grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, Martin Schirdewan e Manon Aubry (após os encontros realizados com os outros grupos políticos em novembro, em Estrasburgo)
11h30 – Reunião com os eurodeputados José Manuel Fernandes e Margarida Marques, membros da equipa de negociação do PE sobre o quadro financeiro plurianual 2021-2027
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades