April 17, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2373 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1588 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1567 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2477 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1723 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3671 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1432 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1433 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1031 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1246 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1263 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1533 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2433 Opinião

Brexit: Parlamento Europeu aprova Acordo de Saída do Reino Unido da UE



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje o Acordo de Saída do Reino Unido da UE com 621 votos a favor, 49 contra e 13 abstenções.

A votação do Acordo de Saída na assembleia europeia segue-se à conclusão do processo de ratificação no Reino Unido e a uma recomendação favorável da comissão dos Assuntos Constitucionais do PE.

A lista dos eurodeputados que votaram a favor do acordo, contra e que se abstiveram será brevemente publicada aqui.

O PE defendeu, desde o início das negociações, uma saída ordenada do Reino Unido da UE, tendo focado o seu trabalho em três questões fundamentais: os direitos dos cidadãos da UE residentes no Reino Unido e dos cidadãos britânicos que residem na UE27, a questão da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte e a liquidação das obrigações financeiras entre as partes.

No debate realizado esta tarde em plenário, os eurodeputados fizeram o balanço do processo de retirada do país da UE e discutiram os desafios que se avizinham com a secretária de Estado croata dos Assuntos Europeus, Nikolina Brnjac, que falou em nome da presidência rotativa do Conselho, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o negociador-chefe da UE para o Brexit, Michel Barnier.

Reconhecendo a importância histórica desta votação, vários eurodeputados salientaram que a saída do Reino Unido “não é o fim do caminho” para as relações entre a UE e este país.

Os parlamentares destacaram a importância da assembleia europeia na proteção dos direitos dos cidadãos - que foi sempre a principal prioridade do PE - e sublinharam que as negociações sobre as futuras relações entre a UE e o Reino Unido vão ser difíceis, especialmente tendo em conta o calendário previsto no Acordo de Saída.

PE terá também uma palavra a dizer sobre as futuras relações

Qualquer acordo sobre as futuras relações entre a UE e o Reino Unido terá igualmente de ser aprovado pelo Parlamento Europeu, que acompanhará de perto as negociações.

O novo grupo de coordenação do PE será liderado pelo presidente da comissão parlamentar dos Assuntos Externos, David McAllister (PPE, Alemanha), que fará a ligação com o grupo de trabalho (task force) da UE para as relações com o Reino Unido e manterá contactos com a comissão parlamentar do Comércio Internacional e outras comissões parlamentares relevantes.

O plenário continuará a expressar a sua posição ao longo das negociações, aprovando resoluções para esse efeito.

Próximos passos

Após a aprovação do PE, o Acordo de Saída será celebrado em nome da UE pelo Conselho, deliberando por maioria qualificada.

A saída do Reino Unido da UE está agendada para o dia 31 de janeiro, à meia noite (hora em Bruxelas, 23h00 em Londres e em Lisboa). A partir daí, o país deixará de estar representado nas instituições europeias.

O período de transição tem início em 1 de fevereiro e termina em 31 de dezembro de 2020 (artigo 126.º do Acordo de Saída). Durante este período, a maior parte da legislação da UE continuará a ser aplicável no país e, regra geral (as exceções estão enumeradas no artigo 127.º), com o mesmo efeito que nos Estados-Membros, a fim de evitar perturbações durante a negociação do acordo sobre as futuras relações.

O período de transição pode ser prorrogado por um ou dois anos, por decisão do Comité Misto criado pelo Acordo de Saída, antes de 1 de julho de 2020 (artigo 132.º).

Mais de 3 milhões de cidadãos da UE27 residem no Reino Unido e 1,2 milhões de cidadãos britânicos residem nos 27 Estados-Membros.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 718 guests and no members online