April 5, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2351 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1527 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1543 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2447 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1665 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3632 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1355 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1402 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:960 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1218 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1195 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1469 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2408 Opinião

Bruxelas defende que “lugar da Polónia é na UE” apesar de tensão com Varsóvia



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A Comissão Europeia defende que “o lugar da Polónia” é na União Europeia (UE), apesar das tensões entre Bruxelas e Varsóvia após o Tribunal Constitucional polaco ter declarado primazia de algumas leis nacionais sobre as europeias.

“O lugar da Polónia é na UE”, afirma em entrevista por escrito à agência Lusa o comissário europeu da Justiça, Didier Reynders.

Questionado sobre uma eventual retirada da Polónia do espaço comunitário (que alguns especialistas já designaram como ‘Polexit’, dada a designação de ‘Brexit’ atribuída à saída do Reino Unido da UE), Didier Reynders rejeita esse cenário, lembrando os “protestos na Polónia durante o fim de semana” passado, de apoio à integração comunitária.

“As manifestações pacíficas são um direito fundamental em todos os países democráticos e apoiaremos sempre o direito ao protesto pacífico”, refere o comissário europeu da Justiça, considerando ser “encorajador ver tantos cidadãos agitarem bandeiras da UE e a dizerem claramente que querem que a Polónia mantenha o seu pleno lugar na União”.

Ainda assim, o responsável frisa nesta entrevista à Lusa que “a manutenção do Estado de Direito na UE é uma responsabilidade partilhada por todas as instituições europeias, bem como por todos os Estados-membros”.

“É importante que os Estados-membros e outros [atores] participem nestes esforços conjuntos”, vinca Didier Reynders, adiantando que “a Comissão continuará a desempenhar plenamente o seu papel de guardiã dos Tratados, tomando medidas decisivas, adequadas e proporcionadas para defender o direito da UE, quando e se necessário”.

A posição do responsável europeu pela tutela surge depois de, na passada quinta-feira, o Tribunal Constitucional da Polónia ter deliberado que algumas das leis incluídas do Tratado de Adesão do país à UE são incompatíveis com a Constituição polaca.

Aquele tribunal pronunciou-se após vários adiamentos e a pedido do Governo polaco, que solicitou o seu parecer sobre a prevalência do direito polaco ou do direito europeu em caso de conflito entre ambos, num contencioso que se prolonga há vários meses entre Varsóvia e as instituições comunitárias.

Esta foi a primeira vez na história do bloco comunitário que um líder de um Estado-membro questionou os tratados da UE junto de um tribunal constitucional, aumentando assim a tensão entre Varsóvia e Bruxelas.

Deliberado pelo Tribunal Constitucional polaco foi então que “a UE não tem competência para avaliar a Justiça polaca e o seu funcionamento”, rejeitando desta forma as exigências de Bruxelas sobre a abolição da reforma judicial que o Governo polaco promoveu em 2015.

O veredito foi emitido após uma pergunta colocada pelo primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, sobre a prevalência da Constituição polaca relativamente ao organismo judicial comum europeu, o Tribunal de Justiça da UE.

Antes, no início de setembro, a Comissão Europeia pediu ao Tribunal de Justiça da UE a aplicação de uma multa à Polónia por incumprimento da ordem de suspensão da aplicação das disposições sobre competências do Conselho Disciplinar do seu Supremo Tribunal.

“Quando se trata de casos de infração, é muito raro e excecional que a Comissão solicite tais sanções contra um Estado-membro”, adianta Didier Reynders à Lusa.

A resposta do Tribunal de Justiça da UE ao pedido de sanções financeiras deverá ser conhecida em breve.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 437 guests and no members online