April 17, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2373 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1588 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1567 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2477 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1723 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3671 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1432 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1433 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1031 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1246 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1263 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1533 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2433 Opinião

Covid-19: Fechar fronteiras “não é melhor forma para conter surto” – Bruxelas



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A Comissão Europeia alertou hoje que o encerramento de fronteiras, já adotado em alguns países da União Europeia (UE), “não é a melhor forma” de conter a propagação do Covid-19, por afetar a distribuição de equipamentos médicos e bens.

“A posição da Comissão, com base na informação que temos, é que o vírus já está presente em todos os Estados-membros e, por isso, fechar fronteiras não é necessariamente a melhor forma de assegurar que vamos conter a propagação do surto na UE”, declarou o porta-voz do executivo comunitário Eric Mamer.

Falando na conferência de imprensa diária do executivo comunitário, em Bruxelas, o porta-voz observou que “a questão não é a visão [da Comissão] sobre essas políticas, é como é que se assegura que, tendo em conta as medidas anunciadas por um largo número de Estados-membros, se continuam a atingir objetivos como […] garantir que os hospitais, os pacientes e os sistemas de saúde recebem o apoio necessário e que os bens continuam a fluir no mercado”.

“Ao mesmo tempo, reconhecemos que os Estados-membros têm vindo a atuar consoante a informação de que dispõem e a fazer o que consideram ser necessário no contexto das suas responsabilidades para melhor proteger a saúde dos seus cidadãos”, adiantou Eric Mamer.

Países como Alemanha, República Checa, Chipre, Dinamarca, Letónia, Lituânia, Polónia e Eslováquia já anunciaram que iriam fechar as fronteiras para tentar conter o surto de Covid-19, isto apesar de a UE, e nomeadamente no âmbito do acordo para o Espaço Schengen, prever uma livre circulação de pessoas e bens.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou hoje que os chefes de Estado e de Governo da UE vão voltar a reunir-se, por videoconferência, na terça-feira, para continuar a discutir a resposta ao surto de Covid-19, anunciou hoje.

E ainda hoje realizam-se, por videoconferência, uma reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), alargada aos países que não têm a moeda única, centrada na resposta económica ao surto, que ameaça mergulhar a Europa na recessão, e também dos ministros do Interior e da Saúde dos 27, mais focada na gestão das fronteiras.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19, detetado em dezembro passado na China, já provocou mais de 6.500 mortos em todo o mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o epicentro da pandemia deslocou-se da China para a Europa, onde se situa o segundo caso mais grave, o da Itália, que anunciou no domingo 368 novas mortes nas últimas 24 horas, elevando para mais de 1.800 o número de vítimas mortais no país.

O número de infetados a nível mundial ronda as 170 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 148 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados. Do total de infetados, mais de 77 mil recuperaram.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 401 guests and no members online