
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A reunião do Conselho de Segurança Nacional dedicada ao coronavírus terminou por volta das 22h15 tendo começado às 18h30.
"Continuamos na fase 2, a fase em que estamos a tentar conter a disseminação e a multiplicação do vírus no nosso país", afirmou a primeira-ministra. Que se recusou a usar o termo "bloqueio", anunciou uma série de medidas fortes e sem precedentes.
Todas as atividades recreativas canceladas.
"Todas as atividades recreativas, desportivas, culturais, folclóricas, independentemente da sua importância ou natureza, públicas ou privadas, são canceladas. O mesmo acontece com discotecas, os cafés e restaurantes que devem fechar".
As lojas que prestam serviços essenciais (farmácias, alimentos) permanecerão abertas. As outras lojas estarão abertas durante a semana, mas fechadas nos fins de semana.
Escolas a fechar
Quanto ao destino das escolas, o norte e o sul do país discordaram. Mas o governo federal decidiu finalmente suspender as aulas. A supervisão das crianças será feita por pessoas que trabalham sozinhas no campo da assistência. As crianças que só podem ser cuidadas para idosos (nota: um grupo com risco significativo) também podem encontrar uma solução nas escolas.
As creches permanecem abertas. Essas medidas serão aplicadas durante a noite de sexta para sábado.Elas serão válidas até 3 de abril, um dia antes das férias da Páscoa.
O transporte público continua a funcionar normalmente
Os transportes públicos continuam a operar. No entanto, as empresas são solicitadas a organizar horários escalonados para não obstruir o transporte.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades