June 29, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:1597 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:784 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1409 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1044 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2790 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:406 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:606 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:605 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1603 Opinião

EUA/Irão: Agência Europeia para a Segurança da Aviação recomenda às companhias aéreas que evitem sobrevoar o Irão



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - A Agência Europeia para a Segurança da Aviação recomendou hoje às companhias aéreas europeias que evitem sobrevoar o Irão "até novo aviso", após a queda de um avião civil ucraniano, abatido por engano, que matou 176 pessoas.

"Com base em todas as informações disponíveis, a recomendação face às atuais condições de segurança é que sobrevoar o Irão a qualquer altitude deve ser evitado até novo aviso, como medida de precaução", afirmou a agência europeia (EASA) num comunicado de imprensa.

A agência disse que as instruções para o vizinho Iraque também não mudaram e que as companhias aéreas também devem evitar sobrevoar aquele país.

Após vários dias de negação, as autoridades iranianas admitiram hoje que a sua defesa aérea abateu, por engano, na quarta-feira um avião ucraniano, num contexto de grande tensão regional.

"Esta é uma situação muito evolutiva e uma nova avaliação será feita com a Comissão Europeia e os Estados-membros da União Europeia no início da próxima semana", acrescentou a EASA.

Muitas companhias aéreas, incluindo a francesa Air France e a alemã Lufthansa, já tinham anunciado medidas cautelares em relação aos voos para o Médio Oriente, incluindo a proibição dos seus aviões sobrevoarem o espaço aéreo iraniano e iraquiano, após ataques iranianos contra bases neste país, e o acidente com o Boeing ucraniano perto de Teerão.

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, prometeu “levar à justiça” os responsáveis pelo abate, de forma inadvertida, do avião civil ucraniano com um míssil iraniano, divulgou hoje a Presidência da Ucrânia, precisando que a promessa foi feita durante uma conversa telefónica com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy.

O Irão admitiu hoje responsabilidades no derrube do aparelho da companhia Ukraine International Airlines (UIA) na quarta-feira passada, tendo informado que o avião civil ucraniano tinha sido abatido inadvertidamente por militares iranianos que o confundiram com um míssil de cruzeiro devido ao estado de alerta decretado por causa da recente escalada de tensão entre Washington e Teerão.

A declaração de Teerão surge depois de informações avançadas por alguns países, nomeadamente os Estados Unidos e o Canadá, indicando que o aparelho poderia ter sido abatido, inadvertidamente, pelo sistema de defesa antiaéreo iraniano.

Em reação ao reconhecimento iraniano, o Presidente da Ucrânia exigiu hoje de manhã a punição dos responsáveis pelo abate e o pagamento de indemnizações por parte do Irão.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 207 guests and no members online