November 21, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2015 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1235 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1216 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1988 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1350 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3416 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1065 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:622 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:946 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:916 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1972 Opinião

Marcelo pede mais participação política à comunidade portuguesa



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!




Visita de Estado de Marcelo à Bélgica

(Lusa) – O Presidente da República pediu hoje à comunidade emigrante portuguesa na Bélgica para ter mais participação política, inscrevendo-se para votar e aumentando o número de candidatos e de eleitos neste país.

Marcelo Rebelo de Sousa falava num encontro com portugueses e lusodescendentes na Câmara de Saint-Gilles, na região de Bruxelas, último ponto do programa da sua visita de Estado à Bélgica.

"Nós temos problemas a resolver. O primeiro é que o eleitorado português é apenas 10% da comunidade, é curto. Fazem favor de se inscrever, é muito curto. Tivemos dez eleitos da última vez. Para o ano há eleições. É altura de mostrarmos verdadeiramente o nosso peso", declarou.

O chefe de Estado referiu que "em 2018 estavam recenseados 3.611 – ou seja, nove vezes aqueles que estão aqui nesta sala – em toda a Bélgica", e observou: "Não é possível".

"Temos de aumentar o número total de candidatos – 92 candidatos portugueses ou lusodescendentes, aqui na área de Bruxelas 30, na Flandres 24, na Valónia 38. Temos de aumentar o número de eleitos, por Bruxelas, capital, e pela Valónia, temos de eleger candidatos portugueses ou lusodescendentes na Flandres", defendeu.

Dirigindo-se aos presentes na sala, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou o apelo para que tenham mais participação política: "É um favor que fazem a Portugal, é um favor que fazem a vós próprios, que é, sendo importantes, não percam a oportunidade de mostrar o vosso contributo através do voto".

"Venho pedir-vos mais. Têm de continuar a ser muito importantes para o nome de Portugal. Cada coisa boa que fizerem é tão importante quanto um golo do Cristiano Ronaldo – lá tenho mais uma tirada que vai ser amplamente comentada", afirmou.

"Os grandes de cada momento passam, as comunidades portuguesas ficam", acrescentou.

A seguir, em resposta a perguntas dos jornalistas, o chefe de Estado relatou que os políticos belgas com quem conversou lhe disseram que "é uma pena" os portugueses não participarem mais e que os autarcas elogiaram os luso-eleitos.

"Sinto que a Bélgica quer isso e sinto que têm peso para isso", declarou.

Num balanço da sua visita de Estado de três dias, a convite dos reis Philippe e Mathilde, o Presidente da República considerou que houve uma "ótima relação a nível de todos os órgãos de poder político" e que foi, "economicamente, muito importante a visita de hoje ao Porto de Zeebrugge".

Neste porto, que integra o grande Porto de Antuérpia-Bruges, na sequência de uma fusão em 2022, Marcelo Rebelo de Sousa procurou perceber "os pontos em que há limites à cooperação" com Portugal e em que medida os dois países podem "cooperar no futuro" no setor portuário.

A este propósito, realçou a importância do acordo sobre interconexões entre Portugal, Espanha e França, alcançado "por grande insistência e, há que dizer, grande mérito do Governo português e do primeiro-ministro português".

Segundo o Observatório da Emigração, em 2022 residiam na Bélgica cerca de 50 mil pessoas com nacionalidade portuguesa.

Acompanharam o chefe de Estado nesta deslocação o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e deputados dos seis partidos com grupos parlamentares: Marta Temido, do PS, Gabriela Fonseca, do PSD, Rui Paulo Sousa, do Chega, Joana Cordeiro, da Iniciativa Liberal, Alfredo Maia, do PCP, e Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda.

Jorge Sampaio tinha sido o último Presidente português a realizar uma visita de Estado à Bélgica, também de três dias, em outubro de 2005. Cavaco Silva esteve duas vezes na Bélgica, em setembro de 2007 e junho de 2013, mas em visitas às instituições europeias.



Visita de Estado de Marcelo à Bélgica
Fotos dos 3 dias : https://bit.ly/3tG97NY
Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 350 guests and no members online