June 26, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:1594 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:784 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1406 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1039 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2786 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:405 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:606 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:604 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1600 Opinião

Orçamento da UE pós-2020: PE quer rede de segurança para proteger beneficiários dos programas europeus



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


•Risco de o próximo quadro financeiro plurianual (QFP) não ser acordado a tempo de entrar em vigor em 1 de janeiro de 2021

•Eurodeputados querem que a Comissão apresente um plano de emergência para assegurar a continuidade do financiamento

•Este plano deve também permitir dar resposta às consequências sociais e económicas imediatas do surto de COVID-19 e contribuir para a recuperação

O PE solicitou hoje à Comissão que apresente um plano de emergência para assegurar a continuidade do financiamento caso o orçamento plurianual da UE não entre em vigor em janeiro de 2021.

Os eurodeputados querem que a Comissão Europeia apresente, até 15 de junho de 2020, uma proposta de plano de emergência para o quadro financeiro plurianual (QFP), com o objetivo de facultar uma “rede de segurança” para proteger os beneficiários dos programas europeus no caso de o orçamento de longo prazo da UE não ser acordado a tempo de entrar em vigor no início do próximo ano.

Num relatório de “iniciativa legislativa” hoje aprovado em plenário com 616 votos a favor, 29 contra e 46 abstenções, o PE afirma que este plano de emergência deve assegurar a continuidade na execução do orçamento da UE e “permitir à União dar uma resposta às consequências sociais e económicas imediatas do surto de COVID-19, bem como contribuir para a recuperação”.

Embora os atuais limites máximos orçamentais sejam automaticamente prorrogados se um novo QFP não entrar em vigor no início do próximo ano, muitos programas europeus expiram no final de 2020. O plano de emergência requerido pelos eurodeputados protegeria os beneficiários dos programas da UE - cidadãos, regiões, cidades, agricultores, universidades ou empresas - dos riscos de uma interrupção ou de uma extensão desordenada.

A assembleia europeia já tinha alertado para a necessidade de um plano de emergência para evitar “graves reveses” para cidadãos e empresas numa resolução sobre o QFP aprovada em outubro de 2019.

Plano deve contribuir para mitigar as consequências da COVID-19

O PE quer que o plano de emergência do QFP reveja as regras e os objetivos que regem os programas de despesa pertinentes, de modo a que “possam ser temporariamente reorientados para a resolução e a atenuação das consequências económicas e sociais imediatas do surto de COVID-19 e para o apoio à retoma”.

Este plano deverá também permitir reforços específicos para este efeito, com base nas medidas positivas já adotadas no âmbito do orçamento de 2020, e a criação dos novos instrumentos e iniciativas mais urgentes no âmbito do pacote de reconstrução e recuperação pós‑COVID-19.

O PE considera que “um plano de emergência do QFP ambicioso, responsável e orientado para a solidariedade poderá constituir uma base melhor do que um QFP tardio e inadequado para assegurar a resposta à crise, a estratégia de recuperação e as prioridades políticas da União”.

Um acordo sobre o QFP é urgente, mas não podemos correr riscos

eurodeputada portuguesa Margarida Marques (S&D), correlatora do documento aprovado em plenário, disse: “Os cidadãos, as empresas, as ONG, os parceiros sociais, os autarcas não entenderiam que a 1 de janeiro de 2021 não dispuséssemos de um orçamento plurianual da UE para 2021-2027. Não o entendiam antes, muito menos agora com as perturbações na vida das famílias, nas escolas, nas empresas e nas economias decorrentes da crise da COVID-19”.

“Estamos a pedir à Comissão Europeia que apresente a tempo um orçamento robusto para os próximos sete anos, ao qual se juntará um fundo de recuperação que não defraude as expectativas dos cidadãos. Mas a Comissão Europeia tarda em apresentar a sua proposta. O Conselho Europeu tem de chegar a um acordo político e o Parlamento Europeu terá de dar o seu consentimento. Não podemos correr riscos e, por isso, pedimos à Comissão Europeia que apresente um plano de contingência. Este plano tem de funcionar como uma verdadeira rede de segurança que proteja os beneficiários dos programas europeus”, sublinhou a eurodeputada.

Jan Olbrycht (PPE, PL), o outro correlator, acrescentou: “Em tempos de crise e instabilidade, os beneficiários do orçamento da UE devem ter uma visão clara do próximo ano. Os deputados ao Parlamento Europeu procuram todas as soluções possíveis para garantir a estabilidade do orçamento da UE".

Contexto

De acordo com o artigo 225.° do Tratado sobre o Funcionamento da UE, o Parlamento Europeu pode solicitar ao executivo comunitário que submeta à sua apreciação "todas as propostas adequadas sobre as questões que se lhe afigure requererem a elaboração de atos da União para efeitos de aplicação dos Tratados". Caso não apresente uma proposta, a Comissão terá de informar o Parlamento dos motivos para tal.

“É agora imperioso que a Comissão apresente as propostas legislativas e as disposições operacionais necessárias e pertinentes, na sua qualidade de guardiã dos Tratados e detentora do direito de iniciativa, e em consonância com o compromisso oral e escrito assumido em 16 de julho de 2019 pela presidente eleita da Comissão [Ursula von der Leyen] de responder com um ato legislativo sempre que o Parlamento, por maioria dos seus membros, adotar resoluções solicitando que a Comissão apresente propostas legislativas”, salientam os eurodeputados.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 222 guests and no members online