Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
In Belga - Várias colunas de tractores estão a caminho da capital como parte da manifestação dos agricultores flamengos organizada na sexta-feira. A polícia de Bruxelas informou ter contado mais de 2.700 tractores na capital. As autoestradas são poupadas, mas há congestionamento de trânsito nas estradas que ligam a Flandres a Bruxelas, segundo o Vlaams Verkeerscentrum (centro flamengo de tráfego rodoviário). Os agricultores criticam o "plano azoto" do governo flamengo para reduzir as emissões do sector agrícola.
Com excepção de um engarrafamento na saída da E403 em Rumbeke-Roeselare (Flandres Ocidental), perto de um comboio de tractores, a calma reinava nas autoestradas flamengas na sexta-feira. "A hora de ponta da sexta-feira de manhã é a mais calma da semana e esta manhã não foi excepção", afirmou Peter Bruyninckx do Vlaams Verkeerscentrum.
Pouco antes das 9h, uma coluna de tractores vinda de Eeklo (Flandres Oriental) entrou em Ghent, e centenas de tractores seguiram para a pequena circular (R40) perto da porta de Bruges. Em seguida, continuaram a caminho de Bruxelas sem parar.
Conforme o Boerenbond, o sindicato agrícola flamengo, a acção de sexta-feira tem 2.850 inscritos, mas pode haver mais. A polícia de Bruxelas informou ter contabilizado mais de 2.700 tractores na capital.
Os veículos agrícolas deverão chegar à Avenida do Porto, ao norte do centro da cidade de Bruxelas, ao meio-dia, antes de se lançarem, sob escolta policial, na pequena circular.
Desde as 10h e durante todo o dia, o túnel Reyers em direcção ao centro estará fechado, bem como o túnel do Cinquentenário em direcção a Arts-Loi, o túnel Annie Cordy vindo de Koekelberg em direcção a Midi, a Avenida do Porto e a pequena circular de superfície de Bruxelas. A polícia desaconselha a ida à capital de carro e recomenda o uso dos transportes públicos, com prioridade para o metro e o comboio.
Vários polícias estão mobilizados na Rua da Loi.
Os agricultores devem deixar a capital entre as 14h e as 14h30.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades