November 21, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2015 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1235 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1216 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1989 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1350 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3416 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1065 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:622 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:946 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:916 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1972 Opinião

UE/África: Von der Leyen quer avançar com “investimento substancial” em África na cimeira



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje ambicionar um acordo sobre “investimento substancial” em África durante a cimeira da União Europeia (UE) com União Africana (UA) em Bruxelas, para inverter os “danos da covid-19”.

“Na cimeira, iremos discutir um investimento substancial para inverter os danos da covid-19 e para dar aos jovens africanos a educação que merecem. 2022 é o Ano Europeu da Juventude e, por isso, trabalhemos em conjunto para que o seja também para os africanos”, afirmou Ursula von der Leyen.

Intervindo por videoconferência no 7º Fórum Empresarial UE-África 2022, um dia antes de os dirigentes da União Europeia e da UA, bem como dos respetivos Estados-membros, se reunirem em Bruxelas para a sexta cimeira conjunta, a líder do executivo comunitário disse esperar que o encontro de alto nível permita “criar novas ligações entre os povos para apoiar a África e para a Europa a curar e recuperar”.

“E, após a cimeira, caberá aos povos africano e europeu tirar o máximo partido destas novas ligações”, acrescentou.

Relativamente à pandemia, e um dia após o anúncio de doação de 100 milhões de euros às entidades reguladoras africanas de medicamentos para melhorar a segurança sanitária, Ursula von der Leyen apontou que a medida irá permite ao continente africano “produzir os seus próprios produtos farmacêuticos”.

“E este esforço só será bem sucedido se tanto o setor público como o privado do país, por exemplo melhorando a regulamentação e os sistemas de saúde, mas também transferindo tecnologia médica e, claro, abrindo instalações em África”, elencou.

Até agora, Bruxelas já mobilizou cerca de três mil milhões de euros para o mecanismo de acesso a vacinas anticovid-19, Covax, o equivalente a cerca de 400 milhões de doses.

A UE é também uma das maiores doadoras de vacinas a África, tendo mobilizado, juntamente com os Estados-membros, mais de 130 milhões de doses para os países africanos e intensificado o apoio à administração de vacinas.

“O nosso objetivo é levar este número a mais de 450 milhões de doses de vacinas doadas até ao verão. Penso que partilhar vacinas é sinal de nos preocupamos e partilhar tecnologias e capacidades é ainda mais importante”, salientou Ursula von der Leyen.

Também intervindo por videoconferência na sessão, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, apontou que, devido à pandemia, “o crescimento económico em África foi afetado e o crescimento económico foi prejudicado”, com 39 milhões de cidadãos em risco da pobreza extrema.

“Espero que o crescimento prossiga, com o apoio da comunidade internacional para esse efeito”, acrescentou Moussa Faki Mahamat, esperando ainda “parcerias sólidas entre os governos para promover uma retoma económica forte” em África, nomeadamente com a UE, que é “uma das principais fontes de investimento externo e o primeiro destino das exportações africanas”.

Segundo o responsável africano, os investimentos europeus em África ascendem a 30 mil milhões de dólares por ano (cerca de 26 mil milhões de euros), mas esta verba “está longe das expectativas e necessidades” dos países.

O encontro diplomático de alto nível, que se realiza na quinta-feira e na sexta-feira em Bruxelas, visa estabelecer as bases de uma parceria UA-UE renovada e aprofundada, esperando-se desde logo um pacote de investimento África-Europa, tendo em conta desafios como as alterações climáticas e a crise sanitária da covid-19.

Em discussão estarão ainda questões como a estabilidade e a segurança.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 364 guests and no members online