Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Os eurodeputados prestaram hoje homenagem a David Sassoli, que faleceu a 11 de janeiro, numa cerimónia realizada no início da sessão plenária, em Estrasburgo.
Na abertura da cerimónia, a presidente interina do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, afirmou: "A Europa perdeu um líder, a democracia perdeu um defensor e todos nós perdemos um amigo. Soube sempre traduzir em ações concretas os valores em que acreditava". Metsola acrescentou que o presidente Sassoli “lutou para que o Parlamento permanecesse ativo durante os meses mais críticos da pandemia e permitiu-nos aprovar importantes dossiês legislativos de que a Europa e os seus cidadãos precisavam". "Esta assembleia honrará o teu trabalho e valorizará o teu legado", sublinhou.
O antigo primeiro-ministro de Itália e antigo eurodeputado Enrico Letta, um grande amigo do presidente Sassoli, disse que "a Europa não é apenas diretivas, instituições e acrónimos. Não. A Europa é, antes de mais, o seu povo, a sua alma, o seu coração. Tal como manteve as portas deste Parlamento abertas, David procurava abrir portas aos cidadãos de todo o continente".
“O fio condutor de todas as suas batalhas é claro: a União Europeia é uma União de valores", disse Enrico Letta, acrescentando que "a luta de David pela democracia, liberdade e Estado de direito tem sido uma inspiração para todos nós". E garantiu: "Continuaremos o teu trabalho. As tuas lutas continuarão a ser as nossas lutas. Nunca te esqueceremos".
“David (...), inspiravas respeito de uma forma natural, e isso foi muito além da tua função", disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, elogiando a personalidade "calorosa, autêntica, sorridente" de David Sassoli, que também foi firme quando necessário. Sassoli “era um líder político e um europeu orgulhoso", afirmou. Elogiou também os ideais de justiça social e solidariedade de Sassoli, que estavam no centro da sua identidade política.
O chefe de Estado francês e presidente em exercício do Conselho da UE, Emmanuel Macron, disse que Sassoli era "um homem de rara bondade, cujo sorriso, visão e ideais eram suficientemente amplos para um continente". Destacou "o coração e a ambição" que Sassoli manifestou durante toda a pandemia, tendo demonstrado à Europa "amizade e um comportamento exemplar" através das suas ações na presidência do Parlamento Europeu. Foi "simultaneamente um organizador e um pacificador" no hemiciclo, que “confrontou ideias, nunca pessoas", afirmou Macron.
Representantes dos grupos políticos
Depois de Emmanuel Macron, seguiram-se as intervenções dos representantes dos grupos políticos. Elogiaram a grande integridade, decência e bondade de David Sassoli, sempre disposto e capaz de encontrar compromissos e construir pontes. Um presidente que conduziu o Parlamento com uma enorme visão, determinação e competência em tempos difíceis.
A líder do grupo S&D, ao qual David Sassoli pertencia, a eurodeputada espanhola Iratxe García Pérez, disse que Sassoli era "um homem bom, empenhado, um europeísta apaixonado, capaz de dialogar e ao mesmo tempo capaz de se manter firme nos seus princípios de liberdade, democracia e solidariedade. A melhor homenagem que lhe podemos prestar é continuar o seu legado: construir uma Europa social e uma política de migração que coloque as pessoas no centro”.
Discursaram ainda Manfred Weber (PPE, DE), Dacian Cioloş (Renew, RO), Ska Keller (Verdes/ALE, DE), Marco Zanni (ID, IT), Raffaele Fitto (ECR, IT) e Martin Schirdewan (Grupo da Esquerda, DE).
A família do presidente Sassoli, incluindo a sua mulher e os seus filhos, assistiram à cerimónia. Estiveram também presentes dirigentes e políticos de vários países e instituições da UE, como os primeiros-ministros de Itália (Mario Draghi), do Luxemburgo (Xavier Bettel), da Grécia (Kyriakos Mitsotakis), da Croácia (Andrej Plenković) e de Malta (Robert Abela), bem como os presidentes de vários parlamentos nacionais.
A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, embaixadora Ana Paula Zacarias, representou Portugal na cerimónia de homenagem ao presidente Sassoli, com quem trabalhou de perto durante a presidência portuguesa do Conselho da UE, no primeiro semestre de 2021.
O vídeo completo da cerimónia de homenagem ao presidente Sassoli está disponível aqui.
O presidente David Sassoli faleceu na madrugada de 11 de janeiro, em Aviano (Itália), onde se encontrava hospitalizado desde 26 de dezembro. Membro do Parlamento Europeu desde 2009, foi eleito presidente da instituição em julho de 2019 para a primeira metade da atual legislatura.
No início da cerimónia, foi projetado no hemiciclo um breve vídeo intitulado "David Maria Sassoli, presidente do Parlamento Europeu".
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades