April 21, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2376 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1595 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1574 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2485 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1759 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3699 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1439 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1439 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1034 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1267 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1544 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2440 Opinião

Eurodeputados querem melhorar funcionamento do sistema de recursos próprios da UE



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje um relatório do qual o eurodeputado José Manuel Fernandes é coautor que visa assegurar o bom funcionamento do sistema de recursos próprios da UE.

A proposta de regulamento modificativo em apreço, sobre a qual o PE é consultado, visa introduzir certas alterações ao Regulamento Disponibilização dos Recursos Próprios (fontes de financiamento da UE), principalmente relacionadas com o tratamento operacional dos recursos próprios tradicionais. A Comissão apresentou esta proposta devido à insistência de alguns Estados-Membros, que gostariam que fossem alteradas certas regras de base relativas à colocação à disposição dos recursos próprios.

Os correlatores do PE sobre esta matéria, José Manuel Fernandes (PPE, PT) e Valérie Hayer (Renew Europe, FR), propõem emendas ao texto apresentado pela Comissão com vista a manter a estabilidade das normas de base que incentivam os Estados-Membros a desempenharem o seu papel na coleta e na cobrança diligente dos recursos próprios em nome da União.

O eurodeputado José Manuel Fernandes afirmou: “Queremos previsibilidade, estabilidade nas receitas do orçamento e diminuir a litigância dos Estados-Membros relativamente às receitas dos direitos aduaneiros. Por isso, não concordarmos com a diminuição dos juros de mora quando um Estado-Membro se atrasa na transferência das receitas devidas pelos direitos aduaneiros. Tal representaria um convite a que os Estados-Membros retardem os seus pagamentos. Isso coloca em causa o orçamento da União, que é essencial para as PME, os jovens, as regiões e os investidores”.

O correlator também não concorda com a criação de um "procedimento de revisão", uma vez que pode incentivar os Estados-Membros a colocarem em causa os montantes que devem transferir para o orçamento da UE. “Tal aumentaria a possibilidade de litigância nesta matéria e desprotege a previsibilidade e estabilidade do orçamento comunitário”, esclarece.

O relatório de José Manuel Fernandes e Valérie Hayer foi aprovado em plenário com 551 votos a favor, 116 contra e 30 abstenções.

Contexto

Os eurodeputados consideram que uma reforma profunda do sistema de recursos próprios da UE através da introdução de novas fontes de financiamento continua a revestir-se da maior importância para o futuro da UE e para o êxito do Instrumento de Recuperação, uma vez que esses recursos serão disponibilizados para o reembolso da dívida.

Os parlamentares recordam a importância do roteiro para a introdução de recursos próprios, que engloba as diferentes etapas para a sua introdução, bem como as modalidades de cooperação entre as instituições europeias e os princípios que devem presidir à reforma dos recursos próprios, como o princípio da cooperação leal.

Em anteriores resoluções legislativas, o PE salientou a necessidade de manter o princípio da cooperação leal na coleta, na cobrança e na colocação à disposição de recursos próprios e de preservar uma noção coletiva de responsabilidade pela defesa dos interesses financeiros da UE. A assembleia europeia defendeu sistematicamente o elevado nível dissuasivo dos juros de mora e a possibilidade de os serviços da Comissão reagirem rapidamente em casos de litígio, uma vez que tal se revelou fundamental para o bom funcionamento do sistema, incluindo a gestão da tesouraria e do fluxo de caixa.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 597 guests and no members online