May 13, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2447 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1679 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1647 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2541 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1832 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3807 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1509 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1474 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1098 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1315 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1336 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1602 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2474 Opinião

Guiné-Bissau: Sindicato dos Jornalistas preocupado com ataque contra Rádio Capital



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifestou, em comunicado, que “acompanha com preocupação o estado de saúde dos jornalistas que ficaram feridos na sequência do assalto às instalações da Rádio Capital FM”, ocorrido hoje na Guiné-Bissau.

“A ação foi realizada por um grupo de homens armados e resultou na destruição do equipamento essencial para a emissão e mobiliário desta estação. É a segunda vez que esta rádio é alvo de um ataque. A primeira vez ocorreu em julho de 2020”, recordou o SJ.

O sindicado português manifesta-se também “solidário com os jornalistas da Rádio Capital FM da Guiné-Bissau”, quando o país “atravessa um momento político de contornos indefinidos na sequência do ataque ao Palácio do Governo, no dia 01 de fevereiro”.

O ataque ao Palácio do Governo foi “igualmente realizado por indivíduos não identificados, quando se encontrava reunido o Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República da Guiné-Bissau”, destacou o SJ.

“O SJ apela à investigação e responsabilização dos autores do atentado contra a Rádio Capital FM e lembra que um ataque a um órgão de comunicação social é um ataque à liberdade de imprensa, tida como um dos pilares da democracia em qualquer nação que escolha este regime de organização política, como é o caso da Guiné-Bissau”, concluiu a nota.

Cinco pessoas, entre jornalistas, técnicos e pessoal administrativo, ficaram com ferimentos na sequência do ataque às instalações da Rádio Capital FM na Guiné-Bissau, disseram à Lusa fontes da direção da estação.

Os feridos são três jornalistas, um técnico de apoio à emissão e um administrador da Leste FM, sucursal da Capital FM, em Gabú, no leste da Guiné-Bissau.

Segundo fontes da Rádio Capital FM, os ferimentos resultaram da tentativa daqueles elementos em fugir do local na altura em que homens armados encapuzados entraram nas instalações e começaram a destruir os equipamentos a tiro.

A Rádio Capital FM, criada pelo jornalista Lassana Cassamá, também correspondente da Voz da América na Guiné-Bissau, foi vandalizada em 26 de julho de 2020, também na altura por “homens armados encapuzados”.

“Até hoje estamos à espera para saber, junto das autoridades, quem foram os autores daquele ato”, disse uma fonte da direção da estação.

Na altura, a Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou o ataque à rádio, considerada crítica do regime na Guiné-Bissau, como "um ataque à liberdade de imprensa", levado a cabo por pessoas que "querem instalar a prepotência e o caos na Guiné-Bissau”.

O ataque contra a Rádio Capital visa "amedrontar e silenciar" os profissionais da comunicação social, disse hoje à Lusa a presidente do Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Indira Correia Baldé.

O ataque à rádio acontece quase uma semana depois de uma tentativa de golpe de Estado no país.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 472 guests and no members online