April 28, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2390 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1608 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1600 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2494 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1819 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3787 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1445 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1448 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1039 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1292 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1283 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1553 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2448 Opinião

PR da Guiné-Bissau nomeia Sandji Fati ministro do Interior



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nomeou hoje o general Sandji Fati ministro do Interior e extinguiu a secretaria de Estado da Ordem Pública, segundo três decretos presidenciais divulgados à imprensa.

No primeiro decreto, o Presidente guineense exonera de funções, sob proposta do primeiro-ministro, o atual ministro do Interior, Botche Candé, o ministro da Agricultura, Sandji Fati, e o secretário de Estado da Ordem Pública, Fernando Augusto Cabi.

No segundo decreto, Umaro Sissoco Embalo extingue a secretaria de Estado da Ordem Pública, enquanto no terceiro decreto nomeia Sandji Fati ministro do Interior e Botche Candé, ministro de Estado, da Agricultura e do Desenvolvimento.

O general Sandji Fati foi até maio deste ano ministro da Defesa da Guiné-Bissau.

Há vários meses que as organizações da sociedade civil guineense têm vindo a pedir a demissão de Botche Candé do cargo de ministro do Interior, a última das quais a semana passada.

Em comunicado divulgado à imprensa a semana passada, o Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade Civil exortou o “Presidente da República no sentido de demitir imediatamente o ministro do Interior e o procurador-geral da República, permitindo às autoridades judiciárias investigar com maior transparência, o suposto envolvimento dos mesmo no tão propalado caso de tráfico de droga”.

Em causa está um alegado desvio de cocaína por funcionários do Ministério do Interior.

A cocaína foi apreendida em setembro pelo departamento da informação policial e investigação criminal da Polícia de Ordem Pública.

Segundo a sociedade civil, foram divulgados “áudios e relatórios de investigações comprometedoras nas redes sociais, sobre as redes criminosas de tráfico de drogas na Guiné-Bissau, com o suposto envolvimento das mais altas hierarquias do Ministério do Interior e da Procuradoria-Geral da República”.

No comunicado, a sociedade civil alerta também o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, para as “graves repercussões da sua inação perante aquele triste e vergonhoso caso, na imagem e reputação da Guiné-Bissau no concerto das nações”.

A Procuradoria-Geral da República afirmou, a semana passada, que “nenhuma manobra de diversão de organizações criminosas que viram os seus interesses tocados, com a apreensão da referida droga, vai pôr em causa a determinação do Ministério Público na luta contra o tráfico de droga”.

Em declarações aos jornalistas, também a semana passada, o primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, afirmou que o Governo tem todo o interesse em ver o caso esclarecido.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 469 guests and no members online