September 15, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:1781 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1014 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1010 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1643 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1141 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3122 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:495 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:750 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:714 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1724 Opinião

Ucrânia: Rússia anuncia cessar-fogo temporário para saída de civis em Mariupol e Volnovaja



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A Rússia anunciou hoje um cessar-fogo temporário a partir das 10:00 em Moscovo (07:00 em Lisboa), para a abertura de corredores humanitários que permitam a retirada de civis nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovaja.

"Hoje, 05 de março, é anunciado um cessar-fogo a partir das 10:00, hora de Moscovo, e a abertura de corredores humanitários para a saída de civis de Mariupol e Volnovaja", no leste da Ucrânia, disse o Ministério da Defesa russo.

Antes, o autarca de Mariupol tinha afirmado que o porto estratégico de Mariupol se encontrava "sob bloqueio" e era alvo de "ataques impiedosos" do exército russo.

Marioupol, cidade com cerca de 450 mil habitantes junto ao mar de Azov, está "sob bloqueio" e é, há cinco dias, alvo de "ataques impiedosos", escreveu Vadim Boitchenko na plataforma Telegram.

"A nossa prioridade é conseguir um cessar-fogo para que possamos restabelecer as infraestruturas vitais e criar um corredor humanitário para fazer chegar alimentos e medicamentos à cidade", acrescentou.

O controlo de Mariupol é estratégico para a Rússia, uma vez que permitiria garantir uma continuidade territorial entre as forças vindas da Crimeia e as que chegam dos territórios separatistas pró-russos da região de Donbass.

A Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar à Ucrânia e as autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças. Segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 1,2 milhões de refugiados.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 202 guests and no members online