Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Dois jovens estudantes da Escola Secundária de Ponte de Lima, e do 7º grau (11º ano) do ensino articulado na Academia de Música Fernandes Fão, pólo da vila, foram vencedores a nível nacional do Young Digital Treasures, coordenado pelo Ministério da Cultura Espanhol, com apoio da Comissão Europeia, através do Programa Europa Criativa, para financiamento de sectores culturais e audiovisuais.
O concurso, destinado a jovens com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos, incentivou os dois limianos, de apenas 16, a concorrerem a tal desafio; o resultado foi feliz para Pedro Trigueiro dos Santos, filhos dos empresários da Casa de S. Sebastião, em S. Pedro de Arcos e Tiago Pinheiro Peixoto Pereira, comerciantes, de Vitorino dos Piães.
A Lista oficial e vencedores foi tornada pública a 23 de Março, e para além dos dois contemplados de Portugal, juntam-se outros 16 dos restantes países do consórcio parceiros: Espanha, Áustria, Malta, Noruega e Hungria. Neste último país, de 3 a 9 de Julho próximo, decorrerá a semana de apresentação geral dos trabalhos premiados, além de visitas a arquivos e outros centros culturais de Budapeste, informou a organização.
A candidatura apresentada pela representação limiana e nacional, intitulava-se – Vi hoj eu cantar d amor – um fragmento de poema de amor do rei D. Dinis (1261 – 1325), um canto lírico e acompanhado musicalmente, o qual impressionou o júri.
Agora, o trabalho premiado e disponível em versão digital, conforme objectivo do concurso para “permitir maior visibilidade, alcance e uso desse património europeu”, será apresentado nos arquivos nacionais de Lisboa (Torre do Tombo) e da Hungria. Para os co- criadores da exposição on line de sua interpretação, está em agendamento uma consagração em Ponte de Lima.
Para a realização desse evento, garantiram já a sua disponibilidade, o músico internacional Joel Vaz, também limiano, master concert class oboé pela Escola Superior de Música de Genéve, Suíça, antigo elemento da Orquestra Juvenil Europeia (dos 27 estados membros), actualmente segundo oboé na Orquestra Nacional de Gotemburgo, e António Fernandes, jornalista e membro da Unidade de Imprensa, Protocolo e Conferências, do Comité Económico e Social Europeu (CESE) em Bruxelas, que assim se deslocarão da Suécia e Bélgica a Ponte de Lima!
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades