April 22, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2379 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1598 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1579 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2487 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1811 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3767 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1442 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1442 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1035 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1275 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1269 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1546 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2444 Opinião

Cerca de 200 bombeiros manifestam-se junto ao Conselho de Ministros



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - Cerca de 200 bombeiros municipais e sapadores de vários pontos do país estão hoje concentrados perto do edifício da Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, contra os projetos de lei do Governo para a carreira do bombeiro profissional.

Os bombeiros foram colocados num perímetro de segurança a cerca de 50 metros do Conselho de Ministros, separados por uma grade montada pelas forças policiais.

Os manifestantes gritam “somos bombeiros, não somos arruaceiros”, “os bombeiros estão na rua, a luta continua” e “exigimos respeito, uma carreira com direitos”, e levaram apitos, buzinas, algumas tochas e alguns petardos.

No local estavam, cerca das 15:30, sobretudo bombeiros do regimento dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa e grupos que representavam bombeiros de Leiria, Tavira, Coimbra, Setúbal, Viana do Castelo, Faro, Santa Cruz (Açores) e Coruche.

Os bombeiros marcaram a concentração para hoje por ser o dia de Conselho de Ministros, que aconteceu da parte da manhã.

O protesto de hoje acontece três dias depois de os Sapadores Bombeiros de Lisboa se terem manifestado junto ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social contra a revisão da carreira.

Este corpo de bombeiros convocou uma greve de 15 dias que começa na segunda-feira.

O Governo assegurou, entretanto, que nenhum bombeiro terá cortes no seu salário por força da regulamentação da carreira de sapador bombeiro (bombeiro profissional de um município) em negociação com os sindicatos.

Numa nota divulgada na quarta-feira, o Ministério da Administração Interna refere que o Governo pretende "uniformizar a carreira de bombeiro" na administração pública, incluindo a "harmonização remuneratória, acabando com a distinção entre bombeiros municipais e bombeiros sapadores", e assegura que "nenhum bombeiro em funções verá reduzido o seu salário".

"Atendendo a que a primeira posição remuneratória prevista na nova tabela, que respeita aos bombeiros municipais, é superior à atual, muitos destes profissionais verão o seu salário gradualmente aumentado", alega o ministério.

A mesma nota acrescenta que a criação da categoria de oficial sapador bombeiro permitirá "uma valorização da carreira de sapador bombeiro", incluindo o vencimento.

O Ministério da Administração Interna argumenta ainda que a carreira de sapador bombeiro possibilitará "a integração dos operacionais da Força Especial de Bombeiros na administração pública", ao abrigo do programa do Estado de regularização dos vínculos laborais precários.

Ainda de acordo com a tutela, um outro diploma, sobre a aposentação dos sapadores bombeiros, "permite acabar com os cortes nas pensões dos bombeiros profissionais", ao prever a criação de um regime especial com o qual "a idade legal de reforma é reduzida em seis anos face à idade geral".

A nota esclarece que, em 2019, a idade de acesso dos sapadores bombeiros à reforma, "sem qualquer corte ou penalização", é de 60 anos e cinco meses.

O Ministério da Administração Interna agendou para segunda-feira reuniões negociais com os sindicatos sobre os diplomas da carreira e aposentação dos sapadores bombeiros.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 467 guests and no members online