May 15, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2447 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1680 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1649 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2544 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1836 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3809 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1509 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1475 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1098 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1315 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1338 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1604 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2474 Opinião

Governo anuncia redução de IRS para professores do ensino no estrangeiro



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Governo anuncia redução de IRS para professores do ensino no estrangeiro

Lisboa, 24 mai (Lusa) - O Governo anunciou hoje um novo regime fiscal para os professores do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE), o que permitirá uma valorização remuneratória para 286 docentes, com a não tributação de uma parte do valor da remuneração mensal.

O anúncio foi feito aos jornalistas pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, após as reuniões que manteve hoje com o Sindicato dos Professores no Estrangeiro e o Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas.

Segundo José Luis Carneiro, os professores da rede EPE "vão ver as suas condições de vida melhoradas por força da não tributação de uma parte do seu salário".

O membro do Governo acentuou que a medida, que classificou como "muito positiva", porque se trata de "uma correção de uma injustiça de há 20 anos", garante "melhores condições de atratibilidade da função de professor no estrangeiro".

A redução das taxas de IRS para professores de português no estrangeiro - será publicada em despacho do Governo, a aguardar publicação em Diário da República - permite também "manter uma regularidade profissional" dos docentes, que, como ressalvou José Luís Carneiro, podem "manter uma estabilidade na carreira".

"Estamos a dar um conteúdo efetivo e concreto às condições do exercício do ensino de português no estrangeiro", vincou o secretário de Estado, lembrando que "estas alterações em sede de IRS foram objeto de trabalho de praticamente um ano e meio com a Secretaria de Estado de Assuntos Fiscais".

José Luís Carneiro salientou que este regime fiscal sucede a outras iniciativas, como "a correção cambial, que se tornou em mecanismo definitivo, e o fim das limitações de comissão de serviço" que, anteriormente, estava limitada a oito anos.

A secretária-geral do Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas, Teresa Duarte Soares, considerou "a notícia positiva", o que permitiu reconhecer a importância do exercício da função de professor de português no estrangeiro.

"Finalmente, vamos deixar de ser tributados como se estivéssemos aqui em Portugal, o que fazia descer muito os vencimentos. O professor não está a viver em Portugal, está em países com um nível de vida muito mais alto, portanto ser tributado como se estivesse em Portugal era uma grande perda que esperamos seja parcialmente equilibrada", referiu.

O presidente do Sindicato dos Professores no Estrangeiro, Carlos Pato, salientou que foi feito "um meio percurso, falta o percurso inteiro, que será a isenção total".

"Tínhamos duas hipóteses: ou entrávamos num quadro de valorização salarial e íamos para a discussão das grelhas salariais ou íamos para a redução de tributação em termos de IRS. Claro que vimos que o caminho mais fácil é em termos de redução", disse. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 718 guests and no members online