Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Foi firmado, no passado dia 27 de fevereiro, na Cidade da Guarda, um acordo de parceria do ensino escolar entre o Estabelecimento Prisional da Guarda – Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, na pessoa do Seu Diretor, Luís Couto e o lusodescendente, natural do Concelho da Guarda, João Pina.
Este protocolo é firmado pela terceira vez entre as partes e considerado por João Pina como um acordo que muito estima. “Motivar cidadãos reclusos a evoluírem na sua aprendizagem académica é motivador já que quando a liberdade lhe for reposta a reinserção social destes reclusos será certamente mais fácil, pelo incremento de competências adquiridas. Dar uma nova oportunidade a estes cidadãos é fundamental e lamentei que na fase mais critica da Covid 19 e por forças das circunstâncias que este protocolo tivesse sido interrompido”, refere, João Pina.
No presente ano este prémio de “Mérito Escolar João Pina” será atribuído a 8 reclusos. O mesmo irá facultar um prémio (monetário) de mérito aos formandos com melhores notas/avaliações dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), de nível Básico, das Turmas EFA B1, EFA B3 - A1, EFA B3 - A2; e alunos do Ensino Secundário Recorrente (10º, 11º e 12º Anos) e dois prémios de assiduidade, um para os Cursos EFA e outro para o Ensino Secundário para o formando e aluno mais assíduos dos Cursos EFA e Secundário cuja designação será "Prémio de Mérito João Pina".
Estes alunos/formandos premiados serão identificados pela Escola, em colaboração com a Coordenadora Pedagógica e com os diferentes Conselhos de Turma, no final do presente ano letivo.
Ainda na sua breve visita a Portugal, João Pina estabeleceu contactos com parceiros da Fundação Nova Era Jean Pina de que é Presidente, com o intuito de, presencialmente, se aperceber das atuais necessidades das instituições e área social das autarquias parceiras, numa época em que as dificuldades, fruto do aumento de custo de vida, tem vindo a acrescentar incomensuráveis dificuldades na Região, no país e no mundo.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades