May 7, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2417 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1653 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1624 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2500 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1823 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3794 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1499 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1458 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1088 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1307 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1325 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1593 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2461 Opinião

Mau tempo: Mais de 15.000 habitações sem energia elétrica – EDP Distribuição



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – Mais de 15.000 habitações estavam sem fornecimento de energia elétrica esta noite, devido à passagem da tempestade tropical Leslie, disse à agência Lusa fonte da EDP Distribuição, admitindo um agravamento da situação.

“Tem havido um agravamento significativo das condições, o que deixa cada vez mais pessoas sem energia, estamos a atualizar os dados a cada dez minutos”, informou a diretora de comunicação da EDP Distribuição, Fernanda Bonifácio.

Segundo a mesma fonte, o maior número de habitações afetadas localiza-se nos concelhos de Pombal, Marinha Grande e Leiria, no distrito de Leiria, representando “uma área muito significativa” da extensão dos danos.

“Só será possível ter uma noção mais clara na madrugada [de domingo], quando se conseguirá fazer uma avaliação. Temos equipas de emergência no terreno, mas só quando as coisas acalmarem é que conseguiremos avaliar”, afirmou.

Também na região da grande Lisboa há registo de falhas de energia elétrica nos concelhos de Loures e Lisboa.

A EDP Distribuição ativou hoje o estado de alerta em Portugal continental devido ao Leslie, reforçando as equipas operacionais de prevenção e suspendendo os cortes de eletricidade programados.

O estado de alerta entrou em vigor às 18:00, referiu a empresa numa nota de imprensa, acrescentando que a concentração de meios será feita nas "zonas onde se espera maior impacto" da tempestade.

A EDP Distribuição justificou as medidas com a previsão de condições do tempo adversas, com a aproximação do furacão Leslie, que atingiu o território continental como depressão pós-tropical, em particular com fortes rajadas e chuva intensa, "sobretudo nas zonas a norte de Lisboa".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 13 distritos sob aviso vermelho, o mais grave, por previsão de vento forte, e alguns também por agitação marítima, em consequência da passagem pelo território continental do furacão Leslie.

Setúbal, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Santarém são os distritos abrangidos pelo aviso.

O furacão Leslie está a atingir o território continental como depressão pós-tropical, mas com ventos com "intensidades equivalentes a uma tempestade tropical", com rajadas acima dos 130 quilómetros/hora que podem chegar a máximos históricos de 180/190 quilómetros/hora, segundo o meteorologista do IPMA Nuno Moreira.

De acordo com a Proteção Civil, o período crítico teve inicio às 23:00 de sábado e prolonga-se até às 04:00 de domingo.

Os últimos dados da Proteção Civil indicam que o furacão Leslie perdeu intensidade, mas ganhou velocidade e mudou de trajetória, havendo a previsão de que passe na faixa entre Setúbal e Porto.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 1071 guests and no members online