April 30, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2400 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1608 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1601 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2494 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1819 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3791 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1448 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1451 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1039 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1304 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1285 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1553 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2450 Opinião

Ordem dos Médicos admite situações complicadas e graves na urgência de alguns hospitais



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Lisboa, 31 dez (Lusa) – A Ordem dos Médicos assume que há situações anómalas e graves nas urgências de alguns hospitais nos últimos dias, embora não generalize o panorama a todas as unidades do país.

“Na última semana houve algumas situações complicadas”, afirmou hoje o bastonário dos Médicos, Miguel Guimarães, em declarações à agência Lusa.

Um dos casos é o do hospital de Vila Nova de Gaia, que teve nos últimos dias “uma afluência muito elevada” de utentes à urgência e que tem 24 pessoas internadas no serviço de urgência.

“Isto, por exemplo, é caótico, de facto”, comentou Miguel Guimarães.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, denunciou no sábado "o caos instalado na maior parte das urgências do país" e apelou ao Ministério da Saúde para que "tome uma atitude".

Ainda quanto ao hospital de Gaia, o bastonário dos Médicos diz que a administração da unidade de saúde pediu junto do Ministério para ativar o plano de contingência que permitiria usar 20 camas extra, mas o pedido ainda não foi autorizado.

Miguel Guimarães deu ainda o exemplo do Hospital de Faro, onde refere que nos últimos dias se chegaram a registar esperas de 20 horas nas urgências.

“Faro tem problemas gravíssimos, há muito. Inclusive tem escalas de médicos incompletas e muitas vezes só asseguradas por internos”, afirmou.

A Ordem dos Médicos tem também registo de problemas no hospital de Vila Nova de Foz Côa, referindo que a urgência básica esteve fechada durante o Natal por falta de médico.

No hospital Padre Américo (Vale do Sousa), o bastonário diz que no sábado o tempo de espera para doentes com pulseira laranja chegou a estar “cinco, seis ou sete vezes acima” dos 10 minutos definidos para estes doentes considerados urgentes.

Há ainda nota de “excesso de doentes” no hospital de São João, com “os tempos de espera a aumentar”, chegando a ultrapassar as duas horas para as pulseiras amarelas, definidas com uma espera até uma hora.

Para Miguel Guimarães, “o ministro da Saúde não preparou os serviços atempadamente” para este período de inverno e de aproximação da gripe.

“Está a acontecer mais uma vez o que já aconteceu em anos anteriores”, disse o bastonário, considerando que “falhou o plano de contingência definido pela Direção-geral da Saúde”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 278 guests and no members online