April 29, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2390 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1608 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1601 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2494 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1819 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3787 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1445 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1448 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1039 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1292 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1283 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1553 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2448 Opinião

Portugal participa em projeto europeu de deteção remota de fogos florestais



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Portugal participa em projeto europeu de deteção remota de fogos florestais

Vigo, Espanha, 28 fev (Lusa) – Portugal participa num projeto europeu de deteção e monitorização à distância de fogos florestais que combina o uso de veículos aéreos não tripulados e um pequeno satélite, cujo lançamento está previsto para setembro ou outubro.

Os prazos de lançamento do LUME 1, um satélite do tamanho de uma caixa de bolachas, foram avançados pela universidade espanhola de Vigo, que coordena o projeto, num encontro com a imprensa internacional.

O lançamento do microssatélite, o quarto construído pela Universidade de Vigo, será feito a bordo de um foguetão indiano ou da empresa privada norte-americana Space X.

Colaboram ainda no projeto "Fire RS" (WildFire Remote Sensing) o Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, especialista na construção e operacionalização de veículos não tripulados subaquáticos e aéreos, e o Laboratório de Análise e de Arquitetura de Sistemas do Centro Nacional de Investigação Científica de Toulouse, em França, que irá processar os dados.

A execução deste projeto-experimental, que, segundo o reitor da Universidade de Vigo, Salustiano Mato de la Iglesia, poderá ser testado em qualquer parte do mundo, termina em 2019 e tem um custo de 1,4 milhões de euros, suportado por fundos europeus.

De acordo com os promotores, o uso deste sistema permitirá a deteção, monitorização e gestão eficaz de um incêndio através de informação precisa e em tempo útil sobre a sua localização e progressão.

Desta forma, os bombeiros poderão tomar "melhores decisões" durante o combate às chamas, assinalou, em declarações telefónicas à Lusa, o investigador do LSTS da Universidade do Porto António Sérgio Ferreira.

Na prática, explicou, os veículos aéreos controlados remotamente vão "fazer o mapeamento do estado do incêndio" através das imagens das frentes de fogo captadas pelas suas câmaras, validando a informação transmitida por satélite e um primeiro alerta de chamas emitido por sensores térmicos colocados estrategicamente no terreno.

Todos os dados reunidos sobre o incêndio serão processados num centro de controlo no Laboratório de Análise e de Arquitetura de Sistemas de Toulouse, que concebeu um simulador de comportamento do fogo com base em algoritmos e informação meteorológica, como as características do vento.

Com esta ferramenta informática, será possível "inferir como o incêndio está a progredir, prever novas frentes que possam surgir", adiantou António Sérgio Ferreira, considerando que as potencialidades do sistema poderão ser maximizadas com uma 'constelação' de microssatélites.

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 366 guests and no members online