October 6, 2024

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:1830 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1059 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1078 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1751 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1182 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3224 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:518 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:766 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:751 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1760 Opinião

Covid-19: MNE clarifica que livre-trânsito digital exige a manutenção das medidas sanitárias



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou hoje que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar “não é um certificado de vacinação no sentido próprio” que descarte a manutenção das medidas sanitárias.

“Nós não estamos a discutir um certificado de vacinação na União Europeia. Aquilo que a Comissão Europeia se prontificou a apresentar como proposta legislativa no próximo dia 17 de março é um passe digital de imunidade”, frisou Santos Silva, em resposta ao deputado André Silva, do PAN, durante um debate parlamentar sobre política setorial.

Trata-se assim de uma “certificação reconhecida” entre os Estados-membros da União Europeia (UE), pelo que “não é um certificado de vacinação no sentido próprio”, explicou.

Santos Silva advertiu, contudo, que os cidadãos europeus e decisores políticos não devem cair na tentação de “pedir ao passe digital de imunidade aquilo que ele não conseguirá dar”, sublinhando a necessidade de manutenção das medidas de proteção sanitárias que têm vindo a ser seguidas até aqui.

“O passe de imunidade digital permitirá que conheçamos melhor a nossa situação e, sobretudo, ver esse reconhecimento certificado por outros” países, apontou, insistindo que “as medidas de controlo sanitário continuarão a ser essenciais, até porque novas variantes se estão a desenvolver”, sobre as quais ainda não há conhecimento científico suficiente.

Por isso, o governante alertou que "é preciso usar de toda a cautela", sublinhando que o "princípio de prudência é, aqui, absolutamente essencial".

No próximo dia 17, a Comissão Europeia vai apresentar uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos.

“O objetivo é fornecer provas de que uma pessoa foi vacinada, resultados dos testes para aqueles que ainda não conseguiram obter uma vacina e informação sobre a recuperação da covid-19”, anunciou, na segunda-feira, a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.

A ideia de criar este certificado digital para permitir a retoma do setor das viagens e do turismo foi avançada no início deste ano pelo primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis, e apoiada pelo chefe de Governo português, António Costa.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 204 guests and no members online