April 29, 2025

Montenegro esta condenado…

Mar 29, 2024 Hits:2398 Opinião

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:1608 Opinião

PÁSCOA DE BENEVOLÊNCIA…

Mar 25, 2024 Hits:1601 Crónicas

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:2494 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:1819 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:3789 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:1445 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:1448 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:1039 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:1300 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:1285 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:1553 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:2450 Opinião

UE/Presidência: Imagem de Portugal prejudicada por um "empolamento de dois lapsos" - MNE



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou hoje que “o que prejudica a imagem de Portugal é o empolamento de dois lapsos”, referindo-se à polémica em torno da escolha do procurador europeu José Guerra.

Augusto Santos Silva falava numa audição na Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus, durante a qual o deputado do PSD Duarte Marques criticou as afirmações do primeiro-ministro, António Costa, que hoje responsabilizou três dirigentes sociais-democratas por uma campanha para denegrir a imagem externa do país.

“As declarações do primeiro-ministro hoje sobre três dirigentes do PSD, a quem acusou de traição, são uma vergonha e aprofundam o embaraço português com este caso do procurador, cuja responsabilidade é única e exclusivamente do Governo português”, começou por dizer o deputado Duarte Marques.

“Achar que um caso destes não tem relevância é que é, na sua essência, uma traição ao Estado de direito e, neste caso, o inimigo de Portugal é o próprio primeiro-ministro, cuja atuação face a este caso põe Portugal mal visto lá fora”, apontou.

Para o deputado social-democrata, “o que aconteceu hoje em Portugal também é um atentado à democracia”, equiparando as declarações do primeiro-ministro com a invasão desta quarta-feira ao Capitólio norte-americano.

Neste sentido, Duarte Marques criticou a falta de atuação do ministro dos Negócios Estrangeiros que, “como responsável pela imagem do Governo português e de Portugal […] tem de defender o papel da presidência portuguesa, que neste momento acaba por ficar prejudicada”.

Augusto Santos Silva, por seu lado, argumentou que “o que prejudica a imagem de Portugal é o empolamento de dois lapsos, que qualquer pessoa compreende que são lapsos”.

O primeiro-ministro acusou hoje os sociais-democratas Paulo Rangel, Miguel Poiares Maduro e Ricardo Batista Leite de estarem envolvidos numa campanha para denegrir a imagem externa do país durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

António Costa fez esta acusação em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, depois de questionado sobre a polémica em torno da escolha do procurador europeu José Guerra e sobre a situação da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, neste processo.

De acordo com o primeiro-ministro, o eurodeputado do PSD Paulo Rangel, o antigo ministro Miguel Poiares Maduro e, "numa outra frente, essa sanitária", o deputado social-democrata Ricardo Batista Leite "lideram uma campanha internacional contra Portugal".

António Costa voltou a defender que este tema da nomeação do procurador europeu "não tem a menor relevância" política, invocando a este propósito a posição manifestada sobre o assunto pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

"As tentativas de alguns de pretenderem transformar a presidência portuguesa num palco de oposição ao Governo português é um precedente gravíssimo, o qual nós não toleraremos minimamente. Estamos totalmente de consciência tranquila", reagiu o líder do executivo.

Ouvida esta tarde no parlamento, a ministra da Justiça considerou que tem condições para continuar no cargo, apesar dos erros contidos numa nota do Governo, que fundamenta a escolha de José Guerra para procurador europeu, e que tiveram repercussões internacionais.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 363 guests and no members online