
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
2 minutos de leitura
Quando a linha do horizonte se aproxima, significa o céu e a terra se tocam mais de perto.
Depois de uma caminhada interiorizante pela margem direita do rio Lima até Bertiandos, debaixo de um céu que ameaçava a bênção divina através da aspersão de água das nuvens cinzentas, foi possível regressar até ao açude. A manhã tinha terminado, estava aberto o apetite e descobrimos um restaurante com uma vista deslumbrante sobre o Lima. Sabido que a gastronomia em Ponte de Lima é um dos muitos atributos desta nobre vila, restou fazer a prova.
Depois de refrescar da longa caminhada ora debaixo de sombra generosa proporcionada por árvores de copa frondosa plantadas à beira rio, ora por vegetação rasteira ainda assim vibrante, havia chegado o momento de sentar à mesa e decidir sobre o prato a degustar.
Eleito o polvo assado, passamos ao vinho. Geralmente é caminho seguro escolher uma referência conhecida, mas decidimos conhecer algo novo, aliás como na vida que ensina que nada é garantido.
O vinho eleito foi o Mãos tinto do Douro de 2018. O aroma floral e a sugestão de frutos vermelhos, de cor violeta, vinho redondo, deixou uma nota geral de suavidade na boca.
Chegado o polvo assado, acompanhado de batata do lagar em azeite e legumes salteados, foi o momento da prova, tendo como testemunho o rio Lima mesmo ali ao lado.
O sabor e maciez do polvo, denotam o cuidado dedicado à sua confecção. Pouco condimentado, permitia que todo o seu paladar surgisse naturalmente. A batata do lagar assada concentrava todo o seu sabor, também devido à época do ano, tornando-se excelente companhia ao polvo à lagareiro.
Para finalizar foi servido um leite-creme queimado que estava igualmente delicioso.
No final fomos brindados pela presença do padre João Lima, responsável pela exploração do restaurante Açude e responsável por três paróquias do concelho de Arcos de Valdevez.
Conta com 76 anos e tem como lema de vida de tratar "da alma e do corpo"
De facto, tornou-se uma agradável surpresa trocar umas simpáticas palavras pelo responsável do restaurante, donde resulta que a vida é feita de saberes e sabores e onde as relações humanas assumem o papel central.
Naquele dia foi possível ver de perto o céu e a terra tocarem-se tão harmoniosamente.
28-04-2022
O autor produziu este artigo, da sua responsabilidade, para os leitores do jornal online LUSO.EU. Escreve de acordo com as regras ortográficas anteriores ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.