Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O mês de julho será especialmente intenso na dinamização e promoção da portugalidade no Principado de Andorra a cargo do Grupo de Folclore Casa de Portugal.
Assim, no próximo dia 1 de julho o Grupo irá participar na Festa da Multicultura na cidade de Pas de la Casa que irá reunir as diferentes comunidades que habitam na cidade andorrana fronteiriça com a França. Gastronomia típica gratuita para todos os assistentes, dança contemporânea e folclore dos diferentes países estarão presentes na Praça de Sant Pere numa organização da Comissão de Festas de Pas de la Casa, cidade que conta com uma importante presença de residentes portugueses.
No dia 5 de julho será a vez da cidade de La Massana acolher a exposição itinerante INTEGRADOS. A inauguração do trabalho fotográfico, realizado pelos elementos do Grupo de Folclore Casa de Portugal integrando o traje popular português no patrimônio arquitetônico de Andorra, está prevista para as 19h30 na Biblioteca Municipal. O espaço irá acolher até ao dia 28 de julho as 14 fotografias realizadas pela Mireia Medeiros e que se fazem acompanhar dum documentário produzido pelo Marc Medeiros que recolhe filmagens das sessões fotográficas e depoimentos de diferentes personalidades das 7 paróquias retratadas e da Ministra da Cultura do Principado. Inaugurado em fevereiro no Ministério de Cultura do Principado, o trabalho itinerante já percorreu a paróquia de Andorra la Vella em maio e a paróquia de Ordino em junho recebendo aos maiores elogios pela mostra apresentada.
O mercado tradicional O FEIRAO regressa no domingo, dia 9 de julho pela manhã à Praça Guillemó de Andorra la Vella. A capital do Principado irá acolher a 8ª edição do mercado tradicional ambientado nos inícios de século XX pelos elementos do Grupo de Folclore Casa de Portugal, recreando cinco zonas temáticas destinadas ao artesanato, produtos do campo, produtos portugueses baseados em doçaria, broa, enchidos e azeite. O espaço da tasca irá proporcionar aos visitantes degustar iguarias portuguesas à base de bacalhau e o bom vinho verde. Nesta edição o Grupo convidou o Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho que irá amenizar o evento com danças do seu repertório e o tradicional convívio ao som da concertina.
Além da intensa atividade antes do período de férias do verão, o Grupo de Folclore Casa de Portugal irá atuar no domingo, dia 16 de julho, às 17 horas, para os séniores, familiares e colaboradores da Residência Clara Rabassa em Andorra la Vella. O convívio é um contributo dos elementos do Grupo para dinamizar o dia-a-dia dos residentes séniores do lar.