Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Entre os dias 25 e 27 de maio, os chefes de missão diplomática dos Estados Membros da União Europeia (UE) realizaram uma visita oficial ao Mato Grosso do Sul, no Brasil. A comitiva proveniente da Europa foi integrada pela União Europeia, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Lituânia, Malta, Polônia, República Tcheca, Suécia e Portugal. Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil, foi um dos participantes.
E houve uma grande programação. No dia 25, os embaixadores europeus foram recebidos pelo Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e pela Prefeita da Cidade de Campo Grande, Adriane Lopes. Nesse mesmo dia, houve um encontro intitulado "Acordo UE-MERCOSUL – desafios e oportunidades", organizado em parceria com a Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul. O programa da visita abrangeu contactos com os meios empresariais do estado, entre eles a Presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul.
Já no dia 26, os embaixadores participaram no evento "Parceria Estratégica UE-Brasil, no âmbito do Mato Grosso do Sul", na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que buscou formas de fortalecer o desenvolvimento sustentável e inclusivo e explorar possibilidades de cooperação científica e intercâmbio académico e estudantil entre a UE e seus Estados Membros e universidades locais. Os representantes diplomáticos europeus conheceram também a Living Lab e o SEBRAE.
Segundo a Delegação da UE no Brasil, estas iniciativas “possibilitam o intercâmbio direto de informações sobre os projetos implementados e instrumentos a serem aproveitados para fomentar o desenvolvimento das relações entre a UE e o Estado”.