Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
A Marinha com o Navio Escola Sagres e as fragatas frente à Ribeira mudaram o Rio Douro
O Dia da Marinha comemora-se a 20 de maio em tributo ao feito de Vasco da Gama que naquele dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia.
O Dia da Marinha celebra-se em cada ano numa localidade costeira portuguesa, tendo como objetivo promover a proximidade da Marinha com a comunidade, reforçando, igualmente, a ligação a todos aqueles que desenvolvem as suas atividades económicas e lúdicas no mar. Este ano tocou ao Porto receber as celebrações do Dia da Marinha, deixando os portuenses e turistas curiosos com cenário inesperado no rio Douro frente ao Cais da Ribeira. Se o Navio Escola Sagres se impõe pela sua beleza e graciosidade com as suas dez velas redondas e 13 velas latinas e comprimento de 89,5 metros e um total de 127 militares, já Fragata D. Francisco de Almeida se impõe pela sua grandiosidade com mais de 100 metros de comprimento, com uma tripulação de 154 marinheiros e tendo sido propriedade anterior da Bélgica e Chile.
As celebrações do Dia da Marinha, começaram hoje no Porto e vão até domingo, reúnem várias iniciativas abertas a todos os portuenses e turistas, com o objetivo de promover a ligação do nosso povo ao mar.
O Navio Escola Sagres, que estará aberto a visitas gratuitas da população, e mais tarde as fragatas, vieram mudar a paisagem da Ribeira do Porto.
A Banda da Armada e Miguel Guedes irão dar um concerto. O espetáculo único está inserido nas celebrações do Dia da Marinha. Amanhã, sexta-feira, dia 19 de maio, às 21h30, no Parque da Alfândega, a Banda da Armada irá realizar o, sempre tão aguardado, concerto ao ar livre.
As exposições demonstrativas e outras iniciativas estarão abertas a toda a população, com o objetivo de promover a ligação ao mar. O núcleo das atividades desenvolve-se entre a Ribeira e a Alfândega do Porto, onde ao longo dos quatro dias de eventos vai ser possível visitar os navios, realizar batismos de mar, aproveitar para fazer escalada e mergulho e utilizar a realidade virtual para comandar um navio.
A ciência também celebra Dia da Marinha, através da Universidade do Porto com debate sobre o Mar.